Experiência: degustação de chás no Palais des Thés

06 mar 19
Experiência: degustação de chás no Palais des Thés

Se tem algo que todo tea lover deve fazer ao menos uma vez na vida é degustação de chá em na sua loja favorita. É um  momento único, em que você pode ser orientado pelos especialistas que conhecem muito bem o produto e que vão prepará-lo da melhor maneira (ao menos, é o que se espera), para que você possa fazer uma análise sensorial completa. A nossa sommelière, Helena Leigue teve a oportunidade de participar de uma degustação na conhecida Palais des Thés, em Nova York e contamos tudo neste post, para explicar como funciona e inspirar você a se desafiar por aí!

A Palais des Thés (pronuncie palé del té)  é uma marca francesa de chás, fundada em 1986 em Paris, pelo especialista François Xavier Delmas. A empresa surgiu do desejo de oferecer à cidade chás de qualidade, já que na época não havia muitas opções.

Há mais de 30 anos, Fraçois viaja para conhecer plantações e produtores, o que lhe permitiu desenvolver um conhecimento mais profundo sobre chás.

De acordo com a empresa, os chás são adquiridos diretamente de produtores da China, Índia, Japão, Taiwan, Nepal, Sri Lanka, selecionados pela sua equipe de especialistas.

Atualmente a marca está presente em 8 países, com 30 lojas, que além de chás, oferecem acessórios e experiências através da bebida.

Um dos principais diferencias está na qualidade das ervas, que além da procedência segura, são finos e deliciosos, reforçando o trabalho de curadoria pelas melhores plantações que a empresa faz. Então se você tiver a oportunidade de experimentar um dos chás da marca, não hesite!

Como funciona a degustação no Palais des Thés

O Palais des Thés oferece regularmente o serviço de degustação de chá. Em Nova York, o escolhido pela nossa sommelière foi “Introduction to grand crus e tea tastint in Soho”.

A ementa garante que durante o curso, o aluno aprenderá sobre a história do chá, desde suas origens até sua disseminação, os diferentes tipos de chás e terá direito a degustar 6 chás raros, colhidos em diferentes plantações de diversas regiões do mundo.

Quem ministra o workshop é Aurelie Bessiere, especialista  que já formou diversos chefs do país.  As aulas são bem intimistas, com turmas de até 4 pessoas, para proporcionar uma imersão maior.

Todos os participantes recebem um sacola da marca com amostras dos chás degustados, uma lata de chá e uma cópia do “Discovering Tea”, escrito pelo fundador da empresa.

Para participar  é necessário fazer a inscrição com antecedência pelo site e o investimento é de US$ 200.

Como foi a experiência de degustação

O espaço onde é feita a degustação é pequeno, em um escritório no bairro Soho. Um dos detalhes que chamam atenção é a parede, repleta de latas da marca e um colírio para os tea lovers.

Aurelie conduz toda a apresentação com cuidado, calma e muita propriedade. Dura entorno de 1h30.  Abaixo, você poderá conhecer o perfil dos chás que fizeram parte da degustação.

Degustação de chá no palais des thés em ny

Chás selecionados para a degustação no Palais des Thés de NY

Degustação de chás no palais des thés em ny

Folhas de chá e licor usados para a degustação

Conheça abaixo perfil dos 6 chás degustados:

Imperial Fujian White Rolled: Um chá branco chinês exclusivo e experimental com notas frutadas, vegetais, florais, mel e baunilha.  Tradicionalmente, os chás brancos são uma especialidade da província chinesa de Fujian. De todas as variedades de chá, ele possui um processo de fabricação menos elaborado e é um dos mais delicados.

Ryokucha Midori: É um chá verde japonês bem suave, que lembra um Sencha. Tem um sabor fresco e robusto.

Dong Ding Oolong Tea: Considerado um dos oolongs mais soberbos de Taiwan, este chá oferece as notas florais de um oolong baixo oxidado ao lado das notas frutadas e amadeiradas de um oolong mais oxidado.

Yunnan Buds Premium: Chá preto chinês de alta qualidade, composto exclusivamente por botões com pontas douradas e felpudas. Com suas notas de trufa e couro, tem aroma bem complexo.

Menghai Bu Lang Shu Puerh 2013: Puerh bem aromático de 2013, com notas persistentes de madeira, alcaçuz e cacau. 

Perles de Jasmin – Chá verde com Jasmin, uma combinação clássica e muito aromática.

Essa degustação fez parte da viagem para Nova York e San Francisco em comemoração aos 2 anos do Clube do Diário do Chá. Aproveite e veja como foi o serviço de chá da Tiffany, 10 dicas de lojas de chás para conhecer em NYe até museus sobre chá nos EUA!