Conheça o universo de chás da Chinatown de San Francisco

06 fev 19
Conheça o universo de chás da Chinatown de San Francisco

Você sabia que a maior comunidade chinesa fora da Ásia fica nos Estados Unidos? Mais precisamente na cidade de San Francisco, no Estado da Califórnia. É um destino convidativo para quem gosta da cultura asiática e um passeio irresistível para os amantes do chá. Por isso, fizemos esse post para compartilhar algumas dicas de lojas e casas de chá para visitar em Chinatown.

O que você precisa saber sobre Chinatown

Antes das dicas de roteiro, é importante conhecer sobre a região. Chinatown reúne a maior comunidade chinesa fora do continente asiático. Por isso, muito além das lojas, é um espaço que exprime a cultura e filosofia oriental (com um toque americano), uma arquitetura muito representativa e repleta de espaços para admirar e claro, muita gente.

O bairro é repleto de lojas de louças, decorações, quinquilharias, templos budistas, restaurantes e casas de chás.  E é grande, mas muito grande. Portanto, a dica é ir sem pressa e com muita vontade de desbravar as ruas decoradas, que fazem você se sentir na China (mesmo se nunca esteve nela!).

O primeiro passo para começar bem o roteiro pela Chinatown é começar pelo Dragon Gate, o portão temático. Construído em 1970 com materiais doados pela República da China, ele possui uma arquitetura temática, com dois portões originalmente feitos para passagem de pedestres e o maior, ao centro para automóveis.

Em cada uma das extremidades do portão existem duas estátuas de leões, considerados guardiões da região. De acordo com a lenda, o macho está com a pata sobre uma esfera, simbolizando sua proteção sobre a estrutura, enquanto a fêmea está com a pata sobre um filhote, representando a proteção sobre os ocupantes.

Diário de viagem: lojas para visitar na Chinatown, por Helena Leigue

A nossa sommelière de chá, Helena Leigue, fez uma espécie de diário de viagem, para contar um pouquinho mais sobre as experiências e as lojas e lugares que ela indica para visitar se você for até a Chinatown de São Francisco, confira:

Red Blosson Tea Company

Loja de chá red blossom na chinatown

Alguns dos chás da Red Blossom

Começo com a loja que mais me impressionou, tanto pela estrutura, quanto pelo atendimento. Fui sem expectativas e fiquei encantada pela loja.

Eles possuem  mais de 100 tipos de chás, principalmente os puros e a equipe é super atenciosa e qualificada para atender os visitantes.

Nesta loja, comprei um oolong envelhecido de 1986, chamado de Tieguanyin, um item raro de encontrar devido seu tempo de envelhecimento. De acordo com a marca, os oolongs foram adquiridos na década de 1980 e são armazenados no depósito da loja, em San Francisco, longe de qualquer “perturbação” ou interferência de temperatura. O resultado é um chá fresco, rico em aroma de ameixa e nozes e muito complexo, ou seja, uma verdadeira aventura para o paladar de um amante de chás.

A loja possui mais de 30 anos e é conhecida pelo cuidado na seleção dos chás que oferece, por ter contato direto nas regiões de cultivo e com os produtores, a fim de garantir as melhores experiências. É uma parada obrigatória para os tea lovers.

Ten Ren

É a mesma rede de loja visitada em Nova York, a diferença é que nesta unidade eles oferecem o serviço de chá no balcão, além de produzirem também o bubble tea (se você não sabe o que é, descubra neste post).

Ela possui uma diversidade de chás tão grande -que varia dos puros aos blends-, que foi praticamente impossível sair de lá sem levar algo. Trouxe chá branco prensado, blossom tea (display de chá), pequenas unidades de puerh em uma lata linda de metal. E o bacana desta loja é que possui preços acessíveis, então é possível encontrar muitas opções e uma delas vai ser de acordo com seu gosto ou bolso.

Vital Tea Leaf

Loja Vital Tea Leaf na Chinatown

Vista interna da loja

A loja é no mesmo estilo da Ten Ren, com degustação de chás. No entanto, a percepção que tive é que havia mais opções de chás e acessórios.

São mais de 100 tipos de chás, entre puros e infusões de ervas e flores. De acordo com a marca, a proposta é oferecer um toque moderno sobre o tradicional chá chinês.

Existem duas lojas da marca na mesma rua, localizadas em direções extremas.

Aroma Tea Shop

Lojas de chás Aroma Tea Shop

Simples, mas com alguns chás diferentes

Essa é uma das lojas mais simples em relação às outras desta lista. Mas isso não quer dizer que ela passa despercebida.

Você vai encontrar diversos tipos de chás e infusões, além de utensílios como xícaras, gaiwan, bandejas, bules e afins.

Old Shanghai

Fachada da Old Shangai na Chinatown

Já na entrada é possível ver a quantidade de itens disponíveis

A Old Shanghai é uma daquelas lojas que você entra e não sabe por onde começar, de tanta coisa que tem!
Ela é enorme e vende itens diversos asiáticos, desde sapatos chineses até vasos decorativos.

São inúmeros itens decorativos para o lar, vestuário e utensílios. O encanto do chá fica nos bules de argila e nos incensos de chá verde.

Canton Bazaar

Loja canton bazaar na Chinatown

Muitos itens disponíveis já na entrada da loja

Essa loja é um achado daqueles que a gente se surpreende! Fica em frente da Old Shanghai. No subsolo da loja você vai encontrar vários acessórios de chás, desde bules de argila Yixing, bules de ferros, muitas tábuas de chás, bules e xícaras de vidros, display para colocar os utensílios e decorar a sua casa!

Sem dúvidas essa é uma das melhores para comprar (e enlouquecer) com os utensílios de chás, dos mais variados modelos e estilos, principalmente os produtos chineses mais autênticos, como os jogos de chá.

 

Essas são algumas das dicas de lojas de chá para visitar, mas com certeza, com tempo e disposição para bater perna, você vai conhecer e descobrir muitas outras!

Quer mais dicas de roteiros de chá? Veja as 10 lojas de chás que você precisa conhecer em Nova York!