3 lojas de chá para conhecer em Portugal

05 fev 20
3 lojas de chá para conhecer em Portugal

Se você gosta de chá e está planejando uma viagem para a região portuguesa, adicione na sua lista ao menos uma das 3 lojas de chás em Portugal, que a nossa sommelière de chá, Helena Leigue, visitou e se encantou.

As três escolhidas para esse post estão em Lisboa e na Ilha da Madeira e foram escolhidas por estarem nas cidades do roteiro e por serem muito curiosas – e você já vai entender o motivo.

1 Casa Pereira Conceição em Lisboa

A beleza desse lugar é indescritível – é como se você estive experimentando viver no passado por alguns instantes.

A Casa Pereira da Conceição é loja de chá que resgata um pouco de história na decoração. No mobiliário estilo Luís XVI, nas balanças, moinhos e acessórios antigos que convidam um momento de contemplação no espaço.

casa de chá pereira da conceição

A loja vende 6 tipos de chás e infusões, com embalagens delicadas e incríveis em tons pasteis, delicadeza pura.

Eles também vendem biscoitos e doces de ovos moles para harmonizar com o chá, parecido com um quindim brasileiro.

Localização: Rua Augusta, 102,  Lisboa.

2 Cia Portugueza do Chá em Lisboa

Uma das lojas mais lindas de chá que você verá por Lisboa – e até no mundo é a Companhia Portugueza do Chá.

A história da loja começou antes mesmo dela existir. Em 2002, o argentino Sebastian Filgueiras abriu o Café Buenos Aires em Lisboa.

Mas ele sentia a falta de ter um espaço dedicado exclusivamente ao chá. Com essa vontade, ele se especializou em tea blender e abriu a Cia Portugueza do Chá em um espaço bem curioso: uma antiga sapataria de 1880.

As estantes escuras são originais do antigo comércio e o restante do mobiliário também é restaurado, como a bancada que pertenceu a um banco e outros itens que adquiriu de antiquários e leilões.

É um contraste bem impactante da arquitetura antiga com as embalagens modernas e vibrantes das latas de chás e os acessórios espalhados pela loja. A figura que decora a embalagem é nada menos que a silhueta de Catarina de Bragança.

companhia portugueza do chá em lisboa

Na Companhia Portugueza do Chá você irá encontrar uma infinidade de chás e infusões, inclusive itens bem raros, como alguns tipos de puerh até as mais finas folhas de origem de jardins da China, Japão, Birmânia, Índia e Japão, Tailândia e outros. E claro, um blend criado para homenagear a cidade, o Lisbon Breakfast.

É um destino obrigatório se você estiver passando por Lisboa – vai ser difícil não se encantar.

Localização: Rua Poço dos Negros, 105.

3 Tea House Madeira na Ilha da Madeira

A Tea House Madeira ou Loja de Chá na Ilha da Madeira é um verdadeiro convite para um tea break. Apesar de pequena, a loja tem uma grande variedade de chás, infusões, acessórios e doces típicos da região. 

tea house madeira em ilha da madeira

Na parte de fora, há várias mesinhas bem aconchegantes para tomar um chá e curtir o clima delicioso de uma região turística, admirando a paisagem de prédios com a arquitetura característica. Delícia!

Localização: Rua  do Sabão 33 35, Funchal

Gostou dessas dicas? Aproveite e confira a lista de lojas e casas de chá para visitar em Nova York!