10 lojas de chás em Nova York que você precisa conhecer

31 jan 19
10 lojas de chás em Nova York que você precisa conhecer

Viajar e experimentar chás em viagens é, sem dúvidas, uma experiência surpreendente, em todos os sentidos.  Ao mesmo tempo em que você vive aquela euforia de conhecer novos lugares, paisagens e culturas, pode viver tudo isso acompanhado de sabores, aromas e sensações indescritíveis. Não só porque a atmosfera do lugar torna o momento especial, como o fato de provar chás que possivelmente você não vai encontrar no seu cotidiano ajudam a potencializar cada momento. Pensando nisso, selecionamos 10 lojas de chás que você precisa conhecer em Nova York, uma cidade contemporânea, mas que une todos os continentes quando o assunto é a bebida que amamos tanto.

Fizemos uma seleção especial de lojas visitadas pela nossa sommelière de chá em sua viagem de pesquisa, com informações básicas sobre o local e impressões sobre o lugar. E se você se interessar por alguma, também disponibilizamos o site da loja, para você ter mais detalhes como endereço, horário de funcionamento e muito mais.

Confira as 10 lojas de chás para você conhecer em NYC:

 

1 Bellocq Tea Atelier

Sabe o chá servido na Tiffany & Co.? Ele é feito pela Bellocq Tea Atelier, uma marca refinada que de chás artesanais e em sua maioria, orgânicos. Localizada no bairro Greenpoint, no Brooklyn, a entrada da loja quase passa despercebida, de tão discreta. E talvez esse seja o segredo para impactar os visitantes: o interior é surpreendente, aconchegante e acolhedor, repleto de plantas, móveis em madeira e envolto por aromas encantadores. As cores definem a identidade do lugar: as paredes cor beringela e as inúmeras latas de chá amarelas ressaltam nas prateleiras e tornam o lugar um paraíso para qualquer tea lover.

Os chás são vendidos em folhas inteiras e os blends de ervas são feitos à mão. China, Japão, Índia, Nepal, Taiwan, Sri Lanka, Vietnã e Malawi são as origens dos chás, vindos de plantações de altitudes elevadas e com rigoroso processo de qualidade, da colheita ao processamento. Com certeza merece a sua visita. Mas fique atento, a loja possui horários de atendimento diferente, acesse o site e entre na aba de contato para conferir e não perder a viagem!

bellocq-tea-ny

bellocq-tea-chas-balcao

bellocq-tea-chas

bellocq-tea-chas-sala

2 T2

A marca é australiana, mas possui duas lojas em Nova York, uma no Soho e outra no Rockfeller Center. Se você quiser ver ou adquirir novos utensílios de chás e muitas porcelanas, vá na primeira.  Mas nas duas, com certeza você irá se apaixonar, tanto pelas paredes repletas de chá de cima abaixo, como a experiência no ambiente.

A T2 tem um perfil mais  contemporâneo (que você já percebe ao acessar o site da loja) e os itens de porcelana da marca possuem um design clássico, mas com estampas modernas, o que torna quase impossível você não levar uma para casa.

São mais de 200 tipos de chás, dos mais tradicionais aos diferentes e saborosos e você ainda conta com o serviço To Go, uma opção para levar o chá pronto nas suas andanças pela cidade e ainda aquecer nos dias de inverno.

loja-t2-new-york-interna

Muitas opções de chás

3 Harney and Sons

Essa é uma das marcas queridinhas de chá, não só pelo seu estilo contemporâneo e suas latinhas encantadoras, mas também pela diversidade oferecida: são mais de 250 chás disponíveis.

A loja Harney and Sons fica no Soho e além dos chás, você vai poder fazer degustação e experimentar algumas delícias disponíveis para harmonizar com a bebida.

Linda e muito espaçosa, ela disponibiliza chás a granel, sachês em formato de pirâmide e chás gelados prontos para o consumo.

Uma curiosidade interessante é a vitrine da loja: é toda decorada com chás e manequins, que parece até uma loja de departamentos!

loja-harney-and-sons-fachada

Fachada da Harney and Sons

loja-harney-and-sons-balcao

Algumas das opções de chás da Harney and Sons

loja-harney-and-sons-interno

Muito espaço e muitos chás

4 Alice’s Tea Cup

Para quem é fã do clássico Alice no País das Maravilhas, conto  escrito por Lewis Carrol, o Alice’s Tea Cup é um paraíso inspirado no conto. Criado em 2001 pelas irmãs Haley e Lauren Fox, a casa de chá foi criada para criar uma experiência peculiar aos visitantes, com direito a scones, sanduíches e centenas de chás.

Toda a decoração é temática e tem até aquele aspecto de “antigo”. São 3 unidades e visitada foi a Alice’s Tea Cup Chapter II.

O serviço de chá muito bem realizado e os doces são maravilhosos. Durante a visita, experimentamos um scones de abóbora e um blend de rooibos com especiarias e leite. A casa possui uma carta de chás extensa, com muitas variedades de diferentes lugares do mundo, assim como o cardápio de comida.

alices-tea-cup

Fachada da casa de chá Alice’s Tea Cup

alices-tea-cup-doces

Doces e algumas opções no balcão da casa de chá Alice

alices-tea-cup-cha

Pedido da nossa tea sommelière: scones de abóbora e um blend de Rooibos com especiarias e leite

5 Ippodo Tea

Para experimentar um chá verde japonês excepcional, a Ippodo Tea é um destino indispensável. A marca tem quase 3 séculos de existência é conhecida por seus chás de alta qualidade. Ela possui apenas duas lojas, sendo a original em Kyoto, no Japão e a segunda, em Nova York.

A entrada da loja é bem discreta e fica em um balcão no térreo de um restaurante japonês.

Os chás são da maior classe, pois são cultivados em uma região de Kyoto onde o clima é úmido e ameno e o solo é rico me minerais. Um equilíbrio perfeito e quase impossível de conseguir, o que torna a marca tão admirada pelo cuidado e dedicação aos chás finos e encantadores.

Na loja, você pode degustar diversos chás antes de escolher qual deseja comprar, tendo a possibilidade de provar e conhecer mais e também oferecem a opção To Go, para levar um chá pronto.

ippodo-tea

Entrada da Ippodo

ippodo-cha

Serviço de chá na Ippodo

6 Tea Drunk

Um dos destinos mais esperados pela nossa tea sommelière, a Tea Drunk estava na lista de favoritos.

O nome um tanto curioso tem uma história muito bonita – assim como todo o propósito da marca. Segundo a apresentação da Tea Drunk, o termo “bêbado” não possui uma conotação negativa na cultura chinesa. É uma expressão romântica usada para descrever uma paixão, como o poeta que descreveria a si como sendo um bêbado pela luz das estrelas. E assim é personalidade da loja, como um romance entre homem e natureza.

A casa possui uma carta de chás puros muito ampla, com variedades de várias regiões do mundo. Alguns tipos de chás são exclusivos (e protegidos por direitos) da marca e são produzidos com muito cuidado, respeito à natureza e aos processos.

O serviço de chá é feito em um balcão (lindo) de madeira. O cliente é convidado a  escolher um tea pet para acompanhá-lo durante a degustação. E assim como a tradição, a primeira infusão é despejada sobre o tea pet e você pode tomar até 2 infusões do chá.

Diante de tanta qualidade, os preços são mais “salgados”, porém vale muito a experiência. Para quem quiser ir além, eles oferecem degustação de chás, mas é necessário agendar pelo site.

 

tea-drunk-fachada

Entrada da Tea Drunk

tea-drunk-teapet

Serviço de chá na Tea Drunk e o tea pet de cachorro escolhido para acompanhar

7 Chan-An Teahouse

Essa casa de chá é um convite irresistível para quem é apaixonado por doces. A Cha-An Tea House oferece chá, diversos pratos, sobremesas e drinques. Ela foi criada em 2004 e é um lugar pequeno, a entrada é uma porta na calçada e ao abrir, você é surpreendido por uma escada, que leva para o ambiente.

A Helena, nossa sommelière, foi para o almoço e provou um chá oolong Wood Dragon e um Atum Tataki, que é um atum grelhado com molho amanteigado de soja com notas cítricas e de sobremesa, um Mochi, que é um docinho japonês com 3 sabores: chá verde, gergelim preto e chocolate Earl Grey.

É sem dúvidas, uma experiência gastronômica surpreendente.

cha-an

Balcão do Cha-An

cha-an-cardapio

Parte do cardápio de chás

cha-an-prato

Almoço com chá e atum no Cha-An

8 Ten Ren Tea

A Ten Ren Tea é uma tradicional marca de chás, com mais de 40 anos de história. É especializada em chá chinês, mas também possui certificação coreana. A loja oferece uma grande variedade de chás, inclusive puerh envelhecido e acessórios de chás. Uma das comprinhas que fizemos na Ten Ren foi um puerh de 1999. Se você é um amante de chá, a parada é obrigatória!

E o bom é que eles possuem 6 lojas em Nova York, então com certeza vai ter uma próxima do seu roteiro.

te-ren-tea

Fachada da TenRen’s

te-ren-tea-chas

Opções de chás

Várias opções de Puerh

9 New Kam Man

Imagine um mercado com diversas utilidades e alimentos chineses. É uma loucura, com tantos itens e um lugar tão amplo, são 3 andares de pura tentação!

O New Kam Man reúne uma variedade de itens da China, que vão desde itens a granel, alimentos, bebidas, decoração, material escolar, maquiagem, utensílios domésticos e por aí vai.

No subsolo há um setor dedicado exclusivamente aos chás a granel e de saquinho, inclusive há muitas variedades de puerh envelhecidos. Nossa somelière comprou um de 2007 por US$ 19. Além disso, a loja é repleta de utensílios e acessórios e chá, praticamente um paraíso para os amantes do chá e claro, com itens diferentes e curiosos. Sem dúvidas, vale adicionar no seu roteiro!

Fachada da New Kan Man

Fachada da New Kan Man

new-kan-man-interno

Um dos andares da New Kan Man

10 T-Shop 

Escondida dentro de uma galeria, a T-Shop é uma pequena sala de chá inspirada nas tradicionais de Taiwan, China e Coréia. Todos os anos a equipe vai para a Ásia em busca dos melhores chás de folhas soltas para oferecer aos seus clientes.
O interessante é que o espaço é exclusivo para a bebida, diferente das outros estabelecimentos acima, que oferecem doces, por exemplo.
No entanto, é uma ótima opção para experimentar chás deliciosos e em sua maioria, puros.

tshop-sala-de-cha

Quer mais dicas de chás em Nova York? Confira a nossa experiência no Tiffany Tea!