Chá na gravidez: quais as grávidas podem tomar?

15 jun 20
Chá na gravidez: quais as grávidas podem tomar?

O consumo de chás durante a gestão exige cuidado e acompanhamento profissional, de preferência de um médico ou nutricionista. Esse é um tema muito polêmico, inclusive, pois muitos profissionais discordam sobre o assunto, gerando dúvidas para as gestantes. Afinal, quais chás as grávidas podem tomar?

O primeiro passo é buscar informações de qualidade e evitar confiar em publicações ou notícias sem as devidas fontes de pesquisas ou comprovações.

É importante ter muito cuidado, pois as plantas possuem compostos químicos e propriedades que influenciam no organismo.

Reunimos neste post as principais indicações baseadas em estudos científicos, com fontes citadas ao final do texto para que caso você tenha dúvidas, possa consultar. O médico ginecologista, obstetrícia e especialista em reprodução humana, dr. Oscar Duarte contribuiu com as informações.

Se você preferir, temos um vídeo sobre esse tema disponível aqui.

Todas as dicas são indicadas para as gestantes e também para as tentantes, mulheres que pretendem engravidar no futuro e querem se preparar.

Quais são os chás que as grávidas podem tomar?

Um dos maiores mitos é o consumo de chás da Camellia sinensis, como o chá verde e preto, por exemplo. No entanto, não existe embasamento científico que comprove essa afirmação.

Esse mito existe porque a cafeína consumida em grandes quantidades pode causar problemas de saúde para as gestantes.

No entanto, o consumo saudável – de 1 a 4 xícaras por dia não oferece problemas para a saúde da grávida, exceto se exista alguma predisposição ou sensibilidade aos compostos.

A canela também é comumente associada a um ingrediente perigoso, no entanto, ela não é nociva se consumida em quantidades equilibradas, como em uma infusão (200ml), em blends de chá ou salpicada sobre os alimentos.

Existem dois segredos para consumir chás com segurança na gestação:

  1. Tomar chás e infusões diferentes, para evitar tomar o mesmo tipo com frequência. 
  2. Mensurar a quantidade de cafeína consumida ao longo do dia em toda a sua dieta alimentar.

Ou seja, as gestantes podem beber chás e infusões que contenham cafeína, mas devem se atentar ao total ingerido no dia.

Além disso, as ervas podem trazer diversos benefícios para as gestantes, devidos aos seus efeitos característicos, energizantes ou relaxantes, por exemplo. E claro, são fontes de antioxidantes, vitaminas e minerais.

Assim como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental.  Consumir chá e infusões  em quantidades adequadas, sem exageros, permitirá aproveitar as propriedades e benefícios, sem colocar a vida da gestante ou do bebê em risco.

Veja a lista dos chás e infusões permitidos para gestantes:

  • Chás com cafeína oriundos da Camellia sinensis: branco, amarelo, verde, oolong,  preto e escuro
  • Rooibos
  • Erva mate e chimarrão
  • Folha de framboesa
  • Hortelã-pimenta ou menta
  • Gengibre 
  • Erva-cidreira
  • Erva doce
  • Rooibos
  • Hibisco
  • Anis
  • Frutas (inclusive cascas de frutas) em geral
  • Temperos utilizados em culinária (exceto salsa e sálvia)
  • Canela e pimenta em pequenas quantidades (ideal em blends)

Qual a quantidade indicada?

De acordo com estudos recentes, é indicado ingerir 2 a 4 xícaras de 240 ml no máximo, por dia. O ideal é variar os tipos de chás e infusões e respeitar os limites diários de cafeína, de 200 a 300 mg por dia. 

Ou seja, verifique na sua dieta alimentar quais alimentos ou bebidas que possuem cafeína, para equilibrar.

Além do café, chocolate, chimarrão,  energético, refrigerante de cola, achocolatados e até medicamentos são fontes de cafeína. Por isso, todo cuidado é pouco.

Pode adoçar o chá?

O ideal é sempre beber o chá puro, sem adoçar – e isso vale para todo mundo, tá? Ao adicionar açúcar no chá, você irá mascarar todos os sabores e aromas da bebida.

Para quem ainda não consegue tomar um chá puro, o ideal é substituir o açúcar por mel, mas em pouca quantidade ou adoçante de stevia.

Pessoas diagnosticadas com diabetes não devem consumir açúcar ou mel.

Quais chás e infusões devem ser evitados na gravidez?

Apesar do risco estar relacionado a outros fatores, como quantidade ingerida e predisposição, existem algumas ressalvas que valem para todas as gestantes.

No geral, é bom evitar plantas com efeitos purgativos, ou seja, aquelas conhecidas por limpar o intestino, útero, as que estimulam a menstruação ou até mesmo as que causam irritações na pele.

E claro, nunca consuma plantas desconhecidas ou de origem duvidosa.

Confira abaixo a lista de ervas que devem ser evitadas por gestantes:

  • Melão de São Caetano
  • Arruda
  • Açafrão
  • Boldo 
  • Poejo
  • Cipó-mil-homens ou cipó-jarrinha
  • Confrei 
  • Buchinha do norte 
  • Erva de santa-maria
  • Losna 
  • Pinhão de purga ou pinhão paraguaio

Como identificar a quantidade de cafeína nos chás e alimentos?

Apresentamos abaixo uma lista com as quantidades aproximadas de cafeína nos chás, outras bebidas e chocolate.

As quantidades são baseadas em uma xícara de 240 ml, mas podem variar de acordo com a região onde foi plantada e técnica de processamento das folhas:

? Chá branco: 25–50 mg
? Chá verde: 29–49 mg
? Chá oolong: 38–58 mg
? Chá preto: 47–53 mg
? Chá chai: 47–53 mg
? Chá matcha: 60–80 mg
? Chá Chá-mate industrializado (erva-mate torrada, 100 mL): 7 a 25 mg
? Chá Chimarrão (erva-mate verde, 100 mL): 30 a 90 mg
☕️ Café espresso (30 mL): 70 mg
☕️ Café coado ou filtrado “estilo brasileiro” (150 mL): 100 mg
⚡️ Energético (lata de 250 mL): 70 mg
? Coca-cola (lata de 350 mL): 40 mg
? Chocolate ao leite (160 g): 33 mg
? Chocolate escuro (160 g) 65 mg

Conclusão

Tome chás diferentes, alternando diariamente e se atente à quantidade de cafeína consumida no seu dia.

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