5 infusões de ervas para tomar antes de dormir

20 ago 19
5 infusões de ervas para tomar antes de dormir

Ter uma noite de sono tranquila é essencial para quem busca qualidade de vida.  É no momento de repouso que acontecem os processos fisiológicos do organismo, como produção e liberação de hormônios, restauração dos tecidos e recuperação das energias, para garantir disposição e vitalidade para o dia seguinte. No entanto, nem sempre é fácil pegar no sono, não é mesmo? A boa notícia é que existem soluções naturais que podem auxiliar, por isso, listamos 5 infusões de ervas para tomar antes de dormir.

Dormir bem vai muito além do bem-estar.

Diversos estudos comprovaram que dormir menos de 8 a 6 horas por dia causam efeitos nocivos à saúde, como falta de disposição, dificuldade de concentração, foco e a longo prazo, podem provocar problemas mais graves, como AVC e diabetes.

De acordo com uma pesquisa, cerca de 80% dos brasileiros dizem ter algum problema para dormir.

E esse fator está causando uma epidemia preocupante com o consumo exagerado de medicamentos controlados, a maioria sem a orientação médica. 

O uso contínuo de alguns tipos de medicamentos pode causar dependência química e diversos efeitos colaterais se utilizados sem orientação e acompanhamento médico.

E em muitos casos, a solução para uma noite mais tranquila pode estar em pequenas mudanças de hábitos.

Como tomar um banho quente para relaxar, usar cortinas que cortam a luz no quarto e evitar o uso de computador ou smartphones antes de dormir.

As infusões de ervas são alternativas totalmente naturais que auxiliam a ter uma excelente noite de sono, devido às propriedades calmantes e relaxantes presentes em algumas plantas.

Veja abaixo as principais infusões de ervas que você pode tomar para melhorar o seu sono:

 1 Camomila

Da época da avó que colhia a planta no jardim para fazer um chazinho até hoje, a camomila continua sendo usada para auxiliar no tratamento de ansiedade e insônia.

Essa planta produz uma flor branca pequena, que lembra uma margarida.

Seu nome científico é Chamomilla recutita e é reconhecida pelas suas propriedades antiespasmódica, carminativa, anti-inflamatória e analgésica.

A infusão de camomila tem sabor levemente doce e é ideal para ser consumida antes de dormir, pois ajuda a diminuir a tensão do corpo e ansiedade, resultando em relaxamento. 

Também é indicada após as refeições, devido sua função digestiva.

2 Capim-cidreira

Com um aroma bem característico e sabor refrescante, o capim-cidreira ou capim-limão (Cymbopogon citratus) é amplamente utilizado na indústria cosmética devido aos seus benefícios.

Na cozinha, pode ser usado para preparar sucos, drinks e claro, uma infusão quentinha deliciosa.

De folhas compridas, com aparência semelhante a capim – daí seu nome popular – é facilmente reconhecido pelo seu aroma intenso e fresco.

Tomar a infusão do capim-limão à noite ajuda a ter um sono vitalizador e energizante.

Ele é analgésico, contribuindo para diminuição de dores no corpo, ajuda a combater espasmos, é antibacteriano e possui diversos nutrientes, como cálcio, fósforo, potássio, ferro, vitaminas A e C.

3 Erva-doce

Também conhecida como funcho, a erva-doce (Pimpinella anisam)  é uma planta muito usada na culinária, como em bolos, pães, doces e até na salada.

A infusão das suas sementes é adocicada e suave, contribui para diminuir a ansiedade e induz a leve sonolência. 

Além disso é sedativa, calmante e digestiva,  ajuda a aliviar dores de cólicas e tem ação antifúngica.

4 Rooibos

Ainda pouco conhecido no Brasil, o rooibos (Aspalathus linearis) é um arbusto nativo sul-africano, que proporciona uma infusão levemente doce e de tom acobreado.

Ele é livre de cafeína, podendo ser consumido por gestantes, crianças ou pessoas sensíveis ao componente. E claro, opção perfeita para tomar à noite.

Entre seus benefícios está a ação antioxidante, é isotônico natural, relaxante muscular e possui vitaminas A, C e E.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim e é antialérgico, usado para o tratamento de algumas urticárias.

5 Valeriana

A Valeriana (Valeriana Officinalis) é uma das plantas mais conhecidas e difundidas para o uso terapêutico, sobretudo no tratamento para reduzir tensão e ansiedade.

Além de ajudar a ter um sono reparador, ela podem até aliviar dores de enxaqueca e reumáticas, graças ao seu poder sedativo.

Como preparar as infusões de ervas

O preparo das infusões de ervas é muito simples

Ingredientes

200 ml de água
1 colher de chá de erva (2-3 gramas)

Preparo

1 Aqueça a água na temperatura de 100oC

2 Adicione a erva em um infusor ou direto na xícara

3 Adicione a água quente sobre a erva e tampe, deixando descansar por 5 minutos.

4 Retire o infusor ou coe a infusão e beba. 

Evite adicionar açúcar na bebida, para absorver todas as suas propriedades.

Quer mais dicas como essa? Veja aqui.

*É importante salientar que os chás, assim como qualquer outro líquido, só devem ser introduzidos na dieta infantil após os 6 meses, com acompanhamento médico. O consumo pode diminuir o efeito protetor contra infecções do leite materno, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).