Aprenda a preparar o matcha tradicional

31 jan 19
Aprenda a preparar o matcha tradicional

Muito popular na cultura japonesa há anos, agora ele está conquistando o mundo. Não apenas pela sua cor estonteante, mas também pela sua potente ação estimulante. O matcha é um chá verde japonês, utilizado na tradicional cerimônia do chá, a Chanoyu. Encontrado em pó, ele tem uma coloração verde que desperta a atenção, mas o destaque mesmo é para o seu sabor, um intenso característico que pode não agradar a muitos paladares. Na cultura japonesa, ele faz parte da história e é um símbolo cultural, preservado até hoje. Por isso, é muito comum encontrar utensílios específicos para o preparo deste chá. Se você tem interesse em experimentar, veja como preparar o matcha tradicional.

Conheça a origem do matcha

Para se obter o matcha, é necessário um tratamento especial para as plantas da Camellia sinensis. A plantação é cultivada protegida do sol, o que estimula a produção de clorofila, para que as folhas fiquem mais verdes e com mais aminoácidos.

Após um período de sombra, as folhas novas são colhidas, passam pela secagem a vapor para impedir a oxidação e depois são trituradas, em moinhos de pedra ou em máquinas, varia de acordo com o produtor. O resultado é um pó verde que enche os olhos. Quanto mais verde “vivo” for o matcha, melhor é a sua qualidade. Nós explicamos sobre o que é o matcha e seus benefícios aqui neste post.

Como preparar o matcha

No Japão, existe um aparelho específico para o preparo do matcha, que é composto por uma tigela de cerâmica chamada de chawan, o chasen que é uma vassourinha para mexer e uma colher, ambas feitas de bambu.

Muito além dos utensílios, na cerimônia do chá Chanoyu, existe um ritual que deve ser seguido de acordo com as regras, gestos e demonstrações criados há séculos, que devem ser respeitadas. Se você tiver a oportunidade de participar, preste atenção no cerimonialista, afinal, é um evento muito bonito e inspirador.

O método tradicional de preparo exige que o matcha seja batido repetidamente, até que se atinja uma espuma bem cremosa.  Se você quer fazer em casa, veja abaixo o passo a passo completo.

Ingredientes
02 colheres de chá de matcha
200 ml de água
1 tigela funda ou bowl
1 garfo ou fuê

Preparo
Aqueça a água a 75 graus (ou ferva a água e deixe ela perder o calor até chegar nesta temperatura)
2 Escalde a tigela com a água quente
Em seguida, na mesma tigela, coloque duas colheres de matcha
4 Acrescente a água e com o chasen (a vassourinha de bambu) ou com um garfo/fuê e mexa, fazendo movimentos em formato de “M”, até formar espumas na superfície e dissolver bem o chá.

receita-de-matcha

receita-preparo-do-matcha

como-preparar-matcha

Matcha ajuda a emagrecer?

Assim como o chá verde, o matcha também se tornou famoso entre os adeptos de dietas de perda de peso. Mas será que ele realmente emagrece?

De fato, ele contribui para o aceleramento do metabolismo, devido à alta concentração de cafeína em sua composição. Isso faz com que ele dê a sensação de mais energia no organismo, excelente para complementar com a prática de exercícios físicos.

Ou seja, assim como outros alimentos e bebidas, o consumo do matcha por si só não emagrece, mas sim se for aliado com outros fatores, como alimentação saudável, atividades físicas e acompanhamento de um profissional, como médico ou nutricionista. E o seu consumo excessivo pode causar danos à saúde.

Além dos componentes que dão um gás no organismo, o matcha também é rico em antixoxidantes, que auxiliam na prevenção de doenças e contém a L-theanina, que ajuda a relaxar, melhora a memória e concentração.

Superalimento: benefícios nutritivos

O matcha também é conhecimento como um superalimento, ou seja, alimento que possui altas concentrações de nutrientes essenciais ao organismo. Ele apresenta níveis elevados de catequinas, considerado um dos antioxidantes mais potentes e benéficos, possui alta quantidade de L-theanina, um aminoácido que melhora o estado de alerta mental, além do conter polifenóis, que ajudam proteger o corpo de doenças.

Uso na culinária

Além da bebida, o matcha é muito utilizado na culinária, para adicionar cor e sabor. A diferença é que são selecionados os chás de menor qualidade para essa finalidade. Entre as receitas mais comuns estão bolos, sorvetes, macarons, biscoitos e pães.

Para conhecer mais sobre os benefícios do matcha veja esse artigo especial.