Chá com leite: conheça essa combinação deliciosa

29 jan 19
Chá com leite: conheça essa combinação deliciosa

O chá é uma bebida muito popular na Inglaterra. Foi lá que surgiu o famoso Chá das 5 e é onde se consome muito o chá com leite. Na índia essa dupla  também é famosa e extremamente aromática, conhecida como chai. Duas culturas muito distintas, mas que compartilham com o mundo o hábito de adicionar um ingrediente extra no chá. E que você pode conhecer um pouquinho mais neste post.

Os ingleses são conhecidos por terem chás de acordo com o momento do dia. Há o Early Morning Tea, que é o chá da primeira hora da manhã, servido na cama, o Breakfast Tea, no café da manhã, e o High Tea, consumido após o jantar.

A ideia de adicionar o leite no há surgiu também da Rainha Anna, a mesma que criou o chá das 5. Seus súditos copiaram e o hábito se espalhou pela cultura britânica. Mas não é qualquer tipo de chá que é preparado com o leite.

O mais comum é o preto, pois seu amargor é suavizado pela cremosidade do leite, criando uma harmonia perfeita.  Entre as variedades indicadas para o preparo estão o Assam, English ou Irish Breakfast.

Outro chá que está sendo muito consumido com o leite é o Matcha, para amenizar o sabor amargo. E entre as infusões, o rooibos também é um dos favoritos para essa combinação.

Um fato curioso é que existe uma polêmica entre os ingleses sobre a ordem correta de preparo. Alguns defendem que primeiro se adiciona o chá, depois o leite. E há os que defendem o contrário. É como se fosse o nosso dilema nacional do “biscoito” ou “bolacha”. A nossa dica é: na dúvida, experimente as duas versões!

Ingredientes

  • 2 gramas  ou 1 colher de chá preto
  • 200 ml de água

 

Sugestão de preparo

1 Faça a infusão por 5 minutos ou de acordo com o tempo indicado na embalagem.
2 Coe e adicione o leite (frio ou quente).
3 Adoce de acordo com sua preferência.

Como surgiu o chai indiano

Embora seja inevitável associar o chai à Índia, a implementação desse e de outros tipos de chá na cultura indiana deve-se a outro povo. Sabe quem? Acertou quem pensou nos ingleses. Isso mesmo. Os indianos não tinham sequer o hábito de tomar chá, ao menos até o início do século XX, quando a Companhia das Índias orientais ficou tão preocupada com o monopólio dos chineses sobre a produção de chá e com seu crescente mercado na Grã-Bretanha, que incentivou o plantio na Índia.

Em paralelo, a Tea Associaton estimulou as empresas a  fornecer intervalo para seus funcionários tomarem chá, no estilo inglês, com leite e açúcar. Foi aí que surgiu uma tendência enter os vendedores, adicionando especiarias no chá, mesmo a contragosto da associação. E foi assim que o chai se espalhou pela Índia e hoje está presente em quase todas as casas do país.

A principal característica do chai -e diferença entre o estilo inglês – é a adição de muitas especiarias, o que torna a bebida rica em aromas e com um sabor doce e picante, muito diferente.

Uma curiosidade muito interessante sobre o chai é sua influência cultural. Ele é tão presente na sociedade  que cada família tem um jeito de preparar o chai e a sua receita especial. Ela é passada de geração em geração, como uma verdadeira tradição indiana. Ou seja, cada chá é preparado com muito carinho e carrega histórias, emoções e respeito em uma única bebida. Lindo demais!

Agora, se você quer preparar um chai, veja a receita que selecionamos abaixo:

Ingredientes

  • 2 gramas  ou 1 colher de chá preto
  • 200 ml de água
  • 200 ml de leite
  • Pimenta preta
  • Gengibre
  • Canela
  • Sementes de cardamomo
  • Noz moscada

*sobre as proporções: você pode usar 1 colher de chá para cada especiaria ou usar a quantidade que preferir. 

Sugestão de preparo

1 Coloque todos os ingredientes em uma panela em fogo médio.
2 Quando começarem a surgir pequenas bolhas na superfície, mexa devagar.
3 Assim que o leite ferver, desligue o fogo.
4 Basta coar e servir o seu chai!

Ah, para os veganos ou para as pessoas que não podem consumir leite de origem animal, a dica é preparar com leites vegetais. Faça testes e veja qual se adapta melhor.

Para conhecer outras receitas de chá, veja outros posts aqui!