Curiosidade: Descubra os cosméticos a base de chá

26 jun 19
Curiosidade: Descubra os cosméticos a base de chá

Uma das principais tendências atuais para o setor de beleza é a aposta em cosméticos e produtos com ingredientes naturais. Várias pesquisas já apontaram um novo comportamento do consumidor mais exigente e em busca de ingredientes sustentáveis na composição de produtos para a pele. E um dos destaques são os cosméticos a base de chá.

A Camellia sinensis é um planta milenar, introduzida na cultura há mais de 4 mil anos e consumida principalmente em forma de chá, uma bebida apreciada no mundo inteiro pelas suas propriedades sensoriais e benefícios para a saúde.

Em sua composição estão presentes diversos componentes essenciais para o organismo, como proteínas, glicídios, ácido ascórbico, ácido fólico, manganês, potássio, vitaminas do complexo B, monosídeos de flavonoides e flavonas, taninos, cafeína e a epigalocatequina galato, um flavonoide que é responsável por auxiliar diversas funções no corpo humano.

Efeitos do chá para a pele

Apesar do chá ser muito conhecido por acelerar o metabolismo e ajudar na queima de gordura corporal, diversas pesquisas já comprovaram novas propriedades capazes de prevenir doenças, como alguns tipos de câncer, artrose, doenças cardíacas, circulatórias. 

E acha que para por aí? Não!

Ainda tem ação anti-inflamatória, protege o sistema imunológico, previa cáries dentárias e melhora a circulação sanguínea.

Mas quando o assunto é pele, o maior órgão do corpo humano e que exige cuidados diários, a Camellia sinensis se destaca pelo seu elevado nível de antioxidantes. 

E o que significa na prática? Simples!

São ativos que combatem os radicais livres que atuam no envelhecimento, estimulando surgimento de rugas e linhas de expressão. 

Por isso o chá é amplamente utilizado na indústria de cosméticos, atuando em conjunto com outros compostos para potencializar seu efeito antioxidante. Em cremes para o rosto e corpo, máscaras, tônicos, hidratantes, esfoliantes e entre outras diversas possibilidades. 

Além de nutrir a pele, esse ingrediente ajuda a promover uma sensação de limpeza e frescor , principalmente para as oleosas. Outro destaque é a sua poderosa função hidratante.

Estudos mais recentes também apontaram que o chá também tem a importante capacidade de melhorar o sistema de defesa contra os raios UVB, prevenindo o câncer de pele.

Uso de chá nos cosméticos

Não é por acaso que a Camellia sinensis é tão cobiçada e consumida no mundo inteiro. Versátil, nutritiva e aliada da saúde, pode ser uma excelente opção para quem quer obter os efeitos da planta e cuidar do corpo.

O uso de chá nos cosméticos está cada vez mais difundido e de diversas maneiras. Por isso, listamos alguns abaixo para você conhecer, confira.

Água Micellair Expert Nivea

água micelar nivea expert com camellia sinensis
Imagem: divulgação

A mais nova queridinha entre os que não dispensam a rotina de cuidados com a pele, a água micelar tem ganhado muita popularidade.

Ela é uma solução de limpeza com moléculas diluídas em óleo e água e que pode conter outros extratos botânicos dependendo da composição.

O motivo de tanto sucesso é a sua versatilidade: pode ser utilizada como demaquilante, como tônico fácil e higienizador de pele, que diferente dos produtos tradicionais, limpa profundamente a pele sem agredir e sem deixar resíduos ou sensação de oleosidade.

A marca Nivea lançou recentemente a Água Micellair Expert, que possui em sua composição o extrato da folha da Camellia sinensis, que é considerada um excelente adstringente, evitando e diminuindo a oleosidade na pele.

Black Tea Kombucha

Black tea kombucha da marca fresh

A kombucha conquistou o coração de muita gente, uma bebida saborosa, refrescante e o melhor: feita somente com ingredientes naturais.

E do paladar ela foi para a pele, com a marca norte-americana Fresh reinventou a maneira de usar a kombucha, criando uma essência antipoluição.

De acordo com a marca, o produto tem propriedade antioxidante, melhora a elasticidade da pele e luminosidade, fornece umidade, reduz as linhas finas e aparência dos poros e suaviza.

O resultado a longo prazo é uma combinação de ingredientes que protegem a pele da poluição diária e ajudam no rejuvenescimento.

Black Tea Age Delay Cream

Black tea age delay da fresh

O creme anti-idade facial de chá preto da Fresh tem como objetivo reduzir a aparência das linhas finas, firmar e suavizar a pele.

Graças ao processo de fermentação, o chá preto  possui alta concentração de antioxidantes que ajudam a defender a pele de radicais livres e, ao mesmo tempo, promovem efeitos terapêuticos.

Máscara de Matcha

Máscara de Matcha da marca the body shop
Imagem: divulgação

Para revitalizar a pele, a The Body Shop desenvolveu uma máscara a base de matcha, o poderoso chá verde do Japão.

A proposta do produto é purificar profundamente a pele, esfoliar suavemente e eliminar o acúmulo de resíduos poluentes adquiridos no dia a dia.

A marca também possui uma linha exclusiva “Fuji Green Tea” elaborada a partir de uma variedade de chá verdade da região de Fuji, no interior do Japão conhecida pelos seus chazais.

Máscara de Pepino da Océane

Máscara de pepino da Oceane com camellia sinensis
Imagem: divulgação

Um problema muito comum para quem tem uma rotina intensa é o cansaço, que reflete diretamente nas olheiras.

A marca Océane criou uma máscara de pepino feita com um mix de ingredientes que acalmam a pele, suavizam e ajudam a diminuir o inchaço na região dos olhos.

Além do pepino, a máscara possui o extrato da folha de Camellia sinensis na sua lista de ingredientes.

Manteiga para mãos

A marca de cosméticos artesanais brasileiros Essências do Cerrado possui uma manteiga hidratante para as mãos com óleo essencial de chá verde.

O produto é indicado para hidratação profunda e diária da pele.


Linha de Chá Branco da Granado

Linha Granado chá branco
Imagem: divulgação

A tradicional marca brasileira de cosméticos Granado, possui uma linha exclusiva de Chá Branco, que proporciona uma ação revigorante para a pele.

Entre os produtos, manteiga corporal, hidratante, sabonete líquido e em barra, óleo e creme para mãos.

Espuma de limpeza facial Anna Pegova

Indicado para a limpeza de pele, a espuma de limpeza facial Anna Pegova, com extrato de chá verde, que age como antioxidante, tonificante e suavizante, combinado com outros componentes.

Quer descobrir mais sobre a Camellia sinensis? Confira esse post!

*Este artigo não possui caráter publicitário e não recebeu patrocínio de nenhuma marca.