6 Blends de chás mais famosos do mundo

13 jul 20
6 Blends de chás mais famosos do mundo

Você provavelmente já deve ter visto ou até provado um dos blends de chás mais famosos do mundo. Eles são populares entre os tea lovers e estão nas principais marcas de chás e gôndolas de supermercados.

Fizemos uma lista com os 6 blends mais populares e que fazem parte das cartas de chás das principais empresas, das mais industrializadas às artesanais.  

O que configura um blend é a sua composição de ingredientes e quantidades, conforme já explicamos neste post.

No caso dos blends que se tornaram populares no mundo, essa mistura de ingredientes pode ser reproduzida a fim de criar um chá com as principais características de composição visual de ingredientes, volume, aromas e sabor. 

No entanto, sempre haverá variações no perfil de cada de chá, mesmo que sutis, pois a origem dos ingredientes e a quantidade usada poderá ser diferente em cada região.

Por isso, pode ser que você experimente o mesmo blend de duas marcas e note diferenças nos aromas e sabor do chá. 

Confira abaixo a lista dos 6 blends de chás mais conhecidos no mundo

Chá verde com Jasmim
Se existe um blend perfumado, com certeza é o chá verde com jasmim. Criado durante a dinastia Ming (1368 -1644), na China, esse blend ganhou o coração dos tea lovers ao redor do globo. Tanto que esse foi um dos primeiros chás aromatizados a ser exportado pelos chineses.

Existem dois tipos de jasmim usados, o comum (Jasminum officinale) e o Sampaguita (Jasminum samba), ambos produzem flores extremamente aromáticas e com cheiro doce.

O perfil irá variar de acordo com o tipo de chá verde usado, mas de maneira geral ele é  floral, doce, perfumado, fresco e bem delicado.

Earl Grey

O famoso blend servido no chá da tarde ou afternoon tea, o Earl Grey é um dos blends mais clássicos. Ele é elaborado com chá preto do Ceilão e óleo essencial de bergamota.

A combinação dos ingredientes cria um blend de perfil encorpado e com muito frescor, pelas notas cítricas da bergamota, que embora tenha o mesmo nome de uma fruta popular no brasil, é na verdade um tipo de laranja encontrada na Itália.

detalhe do blend earl grey
Exemplo de blend Earl Grey

Não existe ainda um acordo sobre a origem deste blend, mas estima-se que ele tenha sido criado entre 1830 e 1834, período em que Charles Grey ficou no poder como primeiro ministro britânico.

Uma das lendas mais populares diz que um chinês criou o chá e deu de presente ao político como forma de agradecimento, por um de seus homens ter salvo o filho de um afogamento.

English Breakfast

Muito comum na cultura do chá britânico, o English Breakfast é um blend de chá preto de origens diferentes. Ele une folhas da região de Assam, Ceilão e Quênia. 

Tem um perfil muito encorpado, robusto e intenso. Para quem ainda não tem o paladar muito adaptado ao chá preto, ele pode ser um pouco diferente. Tanto, que em algumas culturas, como Inglaterra, Escócia e Irlanda ele é consumido frequentemente com a adição de leite e até açúcar.

Ele recebe o nome “chá do café da manhã” por ser o tipo de chá ideal para ser consumido ao despertar, pois a quantidade de cafeína presente ajuda o cérebro e o corpo acordar e permite que aproveite o dia com energia e concentração. 

Nós já até explicamos aqui sobre a l-teanina, composto presente na Camellia sinensis e que é responsável por esses benefícios.

Nos chás de saquinho triturados é preciso tomar um cuidado extra com a temperatura da água e um tempo de infusão curto, para evitar o sabor de amargor.

Genmaicha

Genmai em japonês significa arroz integral.  E Genmaicha em tradução literal é. “chá de arroz integral”. Curioso né? Mas esse tipo de chá é diferente, tanto na combinação quanto no perfil. 

Com origem no Japão, ele é feito com chá verde e arroz integral tostado. 

Tradicionalmente, o chá verde usado para esse blend é o bancha, mas também pode ser encontrado com o sencha genmaicha, houji genmaicha e gyokuro genmaicha, que são tipos de chá de verde com origens diferentes,  com aromas e sabores bem distintos entre si.

detalhe do blend genmaicha
Exemplo de blend Genmaicha

O Genmaicha também é conhecido como arroz de pipoca,  porque ao ser torrado, o arroz estoura como milho.

O perfil deste chá é bem incomum, pois une o frescor e a leve adstringência do chá verde com o tostado e sabor de nozes do arroz torrado. E de acordo com o tipo de chá verde usado, poderá trazer notas aromáticas e sabores distintos.

Irish Breakfast

Uma derivação do English, o Irish Breakfast usa  chá preto de Assam e pekoe queniano quebrado. Tem um perfil muito mais intenso, por isso é consumido acompanhado de leite, para suavizar o sabor forte.

É uma opção para quem gosta de provar variações de chá preto e excelente para quem é fã da combinação deste chá com leite cremoso.

Moroccan Mint

O chá também está muito presente na cultura marroquina. Tanto que criou um blend que conquistou o mundo.

O Moroccan Mint é uma combinação de chá verde e menta, extremamente refrescante.

Ele é um símbolo de hospitalidade, pois além de fazer parte do dia a dia, faz parte da cultura servir o chá quente a um visitante ou convidado, como forma de boas vindas (por isso, sempre aceite para não ofender seu anfitrião!).

Uma das principais características desse chá é seu serviço: ele é preparo em um bule de marroquino, com ornamentos em prata e em pequenos copos coloridos.

Ervas do blend Morocco Mint
Exemplo do blend Morocco Mint

Em algumas regiões é comum adicionar açúcar branco no chá.

Masala chai

Uma combinação aromática apaixonante como essa com certeza não ficaria de fora da lista. O Masala Chai é um tipo de chá da cultura indiana, criado há milhares de anos e tem uma forte relação com a Ayuverda.

A base é o chá preto da região de Assam e  o uso de especiarias diversas, como canela, cardamomo, anis estrelado e cravo da Índia.

blend masala chai
Exemplo do blend Masala Chai

Possui um perfil intenso e completamente aromático, por conta das especiarias.

Ele pode ser preparado puro ou com leite, as duas versões são muito populares e apesar de na Índia ser consumida durante o ano inteiro, aqui no Brasil ele ganha força no inverno, servido inclusive em cafeterias.

Russian Caravan

O blend Russian Caravan é uma mistura de  chás keemun, oolong  e lapsang Souchong.

O primeiro é um tipo de chá preto chinês, o oolong é tipo de chá que pode ter um perfil muito variado de acordo com a origem e produtor escolhidos e o lapsang souchong é um chá preto, também de origem chinesa, mas sua principal característica é o aroma e sabor defumado, pois ele é seco em fogo de madeira de pinho.

Dá para imaginar que chá diferente e complexo ele é?  Tem sabor maltado e notas de fumaça ou defumado.

Embora tenha origem chinesa, seu nome tem relação direta com as caravanas comerciais que cruzavam a Rússia para levar o chá da China para a Europa.

E aí, você tem algum blend favorito?

Se você quiser conhecer mais sobre os tipos de chás, baixe o nosso Guia Completo do Chá, um ebook gratuito!