3 acessórios de chá usados para a análise sensorial

13 set 19
3 acessórios de chá usados  para a análise sensorial

Para quem está se especializando no universo do chá, a análise sensorial e técnica é fundamental para compreender e distinguir os tipos de chás. É um processo que envolve teoria e prática frequente, para estimular – e treinar – os sentidos, como paladar, olfato e memória. Para tornar essa exercício mais fácil, algumas ferramentas são essenciais, como os 3 acessórios de chá usados por profissionais que apresentamos neste post.

Realizar uma análise sensorial requer atenção e dedicação aos mínimos detalhes. É importante observar o aroma presente em cada etapa, da erva seca, em infusão e molhada, para perceber as variações. A composição visual das folhas, as tonalidades do licor e claro, o sabor. 

Um método complexo e especialmente único, que necessita de ferramentas adequadas para criar um processo adequado  para cada etapa do preparo do chá ou infusão. 

Por isso, apresentamos os 3 utensílios mais populares, utilizados por profissionais, como tea sommelier ou tea blender – ou até mesmo por tea lovers – que facilitam a análise sensorial.

Aroma tea cup

aroma tea cup para tea tasting
Aroma tea cup

Ao contrário da maioria dos acessórios de chá, o aroma tea cup não é um item milenar- muito pelo contrário.

Ele foi inventado na década de 1970, quando o governo de Taiwan tentava estimular o consumo dos chás oolongs, que possuem um aroma floral muito característico. 

Para valorizar ainda mais essa qualidade, foi desenvolvido um kit de degustação que é composto por duas peças.

A primeira é o copo de aroma, com um formato cilíndrico, estreito e alongado – que lembra um pequeno copo bem fino. 

Essa forma permite que o aroma permaneça na peça por mais tempo, facilitando a percepção das notas aromáticas pelo nariz, diferente das xícaras tradicionais, em que ele se dissipa muito mais rápido.

A outra peça é o copo de degustação, que possui a “boca” mais larga e baixa, que funciona como uma xícara para degustar a bebida.

Como a maioria deste utensílio tem o interior na cor branca, ele também é excelente para visualizar a cor do licor.

Os dois itens são usados juntos, em uma técnica que exige um pouco de praticidade no tato.

Como usar o aroma tea cup

Como esse acessório é apenas para degustação, o chá deve ser preparado e coado em outro recipiente. 

1 Coloque o licor no recipiente cilíndrico sem preencher completamente.

2 Em seguida, coloque o copo de degustação no topo (a estrutura ficará semelhante a um cogumelo). É fundamental aguardar alguns segundos, para que o aroma preencha todo o copo.

3 Depois, é necessário segurar os dois copos entre os dedos e virar, para que o conjunto fique invertido, a base cilíndrica fique na parte superior, e a base, no inferior.

Exemplo ilustrativo de como usar o aroma tea cup
Como virar o aroma tea cup

4 Retire o copo e leve-o ao nariz, inspirando todas as notas presentes.

Exemplo ilustrativo de como usar o aroma tea cup
Ao retirar o copo cilíndrico, leve-o ao nariz para explorar os aromas

5 No copo, analise a cor do licor, beba o chá e perceba a diferença entre o aroma e o sabor.

Esse é um exercício que exige treino em todos os sentidos, inclusive no processo de virar os copos, para evitar pequenos incidentes.

É natural que no início você derrube o chá (acredite, isso acontece com todo mundo!), mas com insistência, conseguirá fazer corretamente.

Gaiwan

gaiwan chinês
Gaiwan chinês

Inventando na dinastia Ming (1368 – 1644), o gaiwan é um acessório chinês composto por um pires, uma pequena tigela e tampa.

É muito popular na China, mas seu uso é comum no mundo inteiro, principalmente entre os amantes de chás puros e em casas de chá.

Apesar do formato ser padronizado, existem diferentes modelos de gaiwan, com diversas opções de cores, alguns até com decorações ou detalhes manuais. As capacidades também variam entre 50 ml até 300 ml.

É possível encontrar modelos feitos em cerâmica, porcelana e vidro.  No entanto, os dois primeiros são os mais indicados para a análise sensorial mais completa, pois não são transparentes.

O gaiwan é item perfeito para preparar chás e infusões, pois sua xícara tem espaço suficiente para a erva ou folha se expandir e assim, liberar seus óleos essenciais e aromas.

Outro fator que torna esse item favorito é poder analisar a erva molhada por completo, diferente de um infusor, por exemplo.

Como usar o gaiwan

1 Preaqueça a xícara -peça principal do gaiwan- com água quente e descarte.

2 Coloque a erva dentro do recipiente.

3 Adicione a água na temperatura adequada para o tipo de chá.

4 Tampe e aguarde o tempo de infusão.

5 Arraste levemente a tampa ao centro, para que haja espaço suficiente para o licor escorrer.

5 Com uma das mãos, segure o pires e a tampa e verta o líquido em uma xícara ou bule, conforme a imagem abaixo. Esse movimento fará com que a tampa segure as folhas e escorra apenas o licor. E também protegerá suas mãos do recipiente quente.

como usar o gaiwan chinês

Como segurar corretamente o gaiwan para coar o chá ou infusão

Conjunto profissional de degustação

conjunto profissional de degustação de chá
Conjunto profissional de degustação

O processo de degustação envolve uma análise muito mais criteriosa, principalmente nas grandes indústrias de chás. O método exige observar, cheirar e provar diversos chás em exercícios comparativos ou não.

Neste caso, as folhas de chá são submetidas às mesmas condições e preparadas de acordo com o mesmo parâmetro (quantidade de erva, água, temperatura e tempo de infusão), para que suas características sejam comparadas com a maio fidelidade.

Para isso, foi criado o conjunto profissional de degustação.

Ele é o único que está de acordo com a ISO 3103, um método padronizado para o preparo do chá – que aliás, é pouco conhecido e controverso, mas isso é tema para outro post.

O conjunto profissional de degustação (professional tea tasting) é composto por uma xícara com alça e que pode conter dois estilos de abertura: um furo ou dentes, que é onde ela direciona a saída do chá. Além disso, possui tampa e uma xícara para servir. 

Por ser adequada para uma padronização, a louça é obrigatoriamente branca, para proporcionar a identificação do licor com mais precisão e é feita em cerâmica, material que não confere sabor ao chá.

Seu design foi criado exclusivamente para o uso profissional, permitindo que o tea tasting consiga manusear mais de um conjunto ao mesmo tempo.

Um detalhe bem importante desse utensílio para degustações comparativas é o cuidado de usar louças iguais em espessuras e tamanho, para evitar disparidade durante a degustação. 

Por isso é bem comum que os profissionais tenham no mínimo 6 peças iguais.

Como usar o conjunto profissional de degustação

1 Preaqueça a xícara de cerâmica com água quente.

2 Despeje 1 colher de chá de erva na xícara.

3 Despeje a água na temperatura correta.

4 Aguarde o tempo de infusão.

5 Com uma mão, segure a tampa e a alça da xícara e escorra o chá na xícara de servir, como na imagem abaixo.

como usar o conjunto profissional de degustação de chá
Como transferir o licor do chá para a xícara

6 Se preferir, deixe a xícara repousar sobre o copo de servir até escorrer todo o licor, como mostra a imagem abaixo.

como usar o conjunto profissional de degustação de chá
Método para escorrer completamente o licor no conjunto profissional de degustação

7 Vire a xícara ao contrário, para que a erva se acomode na parte inferior da tampa.

8 Acomode a tampa sobre a xícara, para conseguir analisar as folhas molhadas.

Onde encontrar utensílios para o tea tasting?

Ainda não é muito comum encontrar esses utensílios no mercado nacional, mas você pode buscar em lojas especializadas em chás especiais ou em lojas online.

Quer mais dicas de chás? Veja outros posts aqui.