Qual a diferença entre chá a granel e de saquinho?

29 jan 19
Qual a diferença entre chá a granel e de saquinho?

É bem provável que você já tenha experimentado chá em algum momento da sua vida. E ele pode ter sido apresentado diversas formas, como aquelas ervas recém colhidas do jardim, um saquinho ou a granel, comprado em lojas de produtos naturais ou até mesmo em casas de chá. Em cada variedade ele será diferente em diversos aspectos. Por isso, hoje nós vamos apresentar a diferença entre chá a granel e de saquinho.

A praticidade que o chá de saquinho oferece ao dia a dia, faz com que ele seja uma opção muito atrativa.

Principais diferenças

No entanto,  ele é produzido de maneira totalmente industrial.

Isso quer dizer que eles são feitos a partir de folhas trituradas e  em seguida, embalados. Esse processo tem três fatores que precisam ser considerados pelo consumidor.

O primeiro é que os benefícios das plantas são mínimos, pois a quebra das folhas elimina as propriedades nutritivas e óleos essenciais, que são as principais características de uma infusão ou chá.

O outro fator é a qualidade: afinal, não é possível garantir a origem ou o as características dos ingrediente utilizados, tampouco identificá-los, já que eles estão tão quebrados, quase em pó.

O terceiro fator é o sabor, que é prejudicado e se torna muito sutil, devido aos dois pontos anteriores.

Os chás a granel ou de folhas soltas passam por um processo muito cuidadoso da colheita ao ponto de venda, para garantir a integridade da planta e seus nutrientes até chegar ao consumidor.

Muitas vezes, o produtor faz a seleção das folhas e ervas e o lote que não atende aos critérios de qualidade para granel, é destinado para os fabricantes de chá de saquinho.

Cada variedade de chá (derivadas da Camellia sinensis) é obtida através de diferentes processos, como secar, murchar, controlar a quantidade de água das folhas e oxidar, por exemplo, que exige o zelo no manuseio das folhas até o a embalagem.

Nos blends, em que há misturas de ervas com frutas, folhas ou até mesmo outras ervas, isso se repete.

Além de garantir a qualidade do chá que você irá consumir, você também consegue identificar cada elemento entre as ervas. Ou seja, pode confirmar se os ingredientes descritos nas embalagens realmente estão presentes na sua bebida.

cha de saquinho e granel

Veja a diferença entre a erva a granel e erva contida no saquinho tradicional

Chá de saquinho faz mal?

Se você chegou até aqui e está pensando que o chá de saquinho faz mal, não é bem assim.

É verdade que existem alguns estudos que apontam possíveis riscos no consumo ao longo da vida em chás de saquinho,  como já explicamos aqui neste post.

No entanto, não existe uma pesquisa aplicada a todos os tipos de embalagens disponíveis no mercado ou uma unanimidade sobre o tema, o que dificulta chegar a um consenso com base científica.

O que se sabe é que os os chás de saquinho tradicionais, ou seja, feito com ervas trituradas são mais pobres em nutrientes em comparação aos de folhas soltas. É simples, quanto mais processado for, menos saudável será.

Se o seu objetivo no consumo de chás é saúde, priorize chás e infusões feitos com ingredientes inteiros e sem adição de aromas artificiais ou adoçantes.

Existe um chá de saquinho que preserva os nutrientes?

Acredite, existem opções em sachês que ao contrário da maioria, unem a praticidade sem perder as propriedades dos chás.  Algumas marcas oferecem ervas soltas em saquinhos com tamanhos maiores, que permitem a expansão das folhas ao entrar em contato com a água.

Existem também os filtros para chá descartáveis, em que você pode consumir os chás a granel com mais facilidade. Eles podem ser encontrados em diferentes materiais e formatos, inclusive biodegradáveis, que causam menos impacto na natureza. É importante apenas ficar de olho no tamanho do filtro, se é grande o suficiente para as folhas se expandirem.

Ou é possível preparar o chá solto utilizando infusor ou peneira, processo que é também muito comum.

Rendimento x Preço dos chás a granel e de saquinho

Outra diferença muito notável entre os chás é o valor cobrado. Os de saquinho tradicionais costumam ter um preço muito mais acessível. No entanto, o custo benefício pode ser diferente, afinal, as ervas soltas permitem fazer até duas infusões e dependendo da variedade do chá escolhido, podem render até mais.

Conclusão

Não existe certo ou errado, o importante mesmo é conseguir distinguir as principais diferenças entre eles e porque elas existem, para então avaliar a que possui melhor custo-custo-benefício de acordo com o seu momento. Afinal, é você e seu paladar que definem qual a melhor opção. Pode até mesmo ser as duas, cada uma para um momento diferente do dia, não é mesmo?

Quer aprender mais sobre chás? Descubra o que é um blend!