O que é um blend?

29 jan 19
O que é um blend?

Ao comprar um chá em lojas especializadas, você pode, tranquilamente, se deparar com as variações de chás, infusões ou blends. E aí pode surgir aquela dúvida clássica: blend não é chá? Pode ser chá sim. Na verdade, é uma classificação.

O que é um blend

A palavra “blend”, do inglês, significa mistura. Ou seja, no mundo do chá, é uma combinação de diversos tipos de chá, que podem ser verde, branco, amarelo, preto, oolong ou escuro ou de infusões, como raízes, folhas, frutas, ervas e flores, ou mistura de chá com infusões, que são selecionados com critérios para criar uma bebida com aroma, corpo e sabor especial e equilibrado.

Essa união de ingredientes é feita por um tea blender, um especialista em chá e misturas. Cada elemento usado para a combinação é feito com base em estudo, técnica e experiências para se obter um chá rico em experiências.

Como deve ser feito um blend

Na hora de elaborar um blend, o especialista deve escolher chás apropriados, de estilo similar analisar o tamanho das folhas, para criar um chá uniforme, para que tenha sempre o mesmo aspecto em sabor, cor e aroma.

É possível também criar blends específicos para momentos ou épocas do ano ou para harmonizar com determinados alimentos. É uma arte de criar novos sabores e aromas.

Existem alguns tipos que são como clássicos, você pode encontrar em diferentes marcas de chás no mundo inteiro.

Entre os mais conhecidos, estão:

– Earl Grey: chá preto do Ceilão ou China, com extrato de bergamota.
– English Breakfast: mistura de chá preto de Assam, Ceilão, Kênia e às vezes, Keemun.
– Lapsang Souchong: chá preto Yunnan defumado.
– Russian Caravan: chá preto Keemun com Lapsang Souchong.

E aí, você tem algum blend favorito?

Aproveite e descubra qual a diferença entre o chá a granel e  de saquinho aqui.