Você sabe o que é matcha?

31 jan 19
Você sabe o que é matcha?

Se você ainda não ouviu falar no matcha, é melhor ler este post até o fim. Muito conhecido entre os amantes do chá, ele tem ganhado cada vez mais espaço nas dietas alimentares contemporâneas, devido aos seus efeitos benéficos para a saúde. Mas afinal, o que é matcha? É um tipo de chá verde, mas com características bem diferentes dos tradicionais, tanto no processo de produção quando no perfil.

Teve sua origem na China, durante a dinastia Song de 960 a 1279 d.C, mas foi consolidado no Japão. Segundo a lenda, monges budistas chineses tiveram contato com japoneses que usavam o chá verde em pó para ajudar na meditação e levaram o chá para país de origem,  onde se tornou popular e hoje é um dos símbolos da cultura japonesa.

Como é feito o matcha?

O matcha é produzido com as folhas da Camellia sinensis, a planta que dá origem aos seis tipos de chás: branco, amarelo, verde, preto, oolong e escuro. A principal diferença é que esse é o único chá encontrado exclusivamente em pó. E isso está totalmente relacionado ao método de produção.

Tudo começa no cultivo. Cerca de 2 a 6 semanas antes da colheita, as plantações são cobertas com tecidos ou fibras de bambu para proteger as plantas do sol. Isso estimula a produção de clorofila, antioxidantes e intensifica o tom verde da planta.

Após o período de sombra, são colhidas à mão as folhas da Camellia sinensis e levadas para a fábrica. Lá, elas são vaporizadas e secas e então, moídas.

Existem dois métodos para a moagem, o tradicional, feito em moinho de granito, em que leva-se em torno de 1 hora para moer 30 gramas de chá, ou na máquina, em quem em poucos minutos é obtido o pó. Para manter as propriedades do chá, as fábricas costumam trabalhar com ambientes climatizados em temperaturas mais baixas.

A maior região produtora de matcha do mundo fica na região de Uji, próximo de Kyoto, a capital do Japão, que é reconhecida pelo cultivo de qualidade superior e por exportar seus chás para o diversos continentes.

Tipos de matcha

Existem dois tipos de matcha, o usucha, que é mais fino e ideal para o consumo diário e o koicha, com o pó mais espesso, usado principalmente para a cerimônia do chá -a Chanoyu- que nós já falamos e você pode conhecer aqui neste post. 

Há ainda um matcha de baixa qualidade que é muito usado para a culinária, para doces como bolos, macarons, pães, trufas e uma  infinidade de receitas, em que é muito apreciado.

Existe também a produção orgânica de matcha, que além de ser livre de qualquer produto químico ou sintético, possui um pó com tom de verde mais intenso que os tradicionais e pode ter um custo mais elevado também.

Não é muito fácil dizer quando um chá é de qualidade ou não. É preciso avaliar a origem de produção, verificar a coloração e sabor. Mas uma dica básica e que já pode apontar se ele é de qualidade superior ou inferior é verificar o tom de verde. Quanto mais intenso, melhor é o chá.

matcha-o-que-e

O sabor do matcha é igual ao chá verde?

Na verdade, é bem diferente de qualquer tipo de chá. Diferente dos tradicionais, em que ficam apenas alguns minutos em infusão, o matcha é adicionado diretamente na água quente e misturado até criar um líquido espesso e espumoso. Se tiver curiosidade, veja neste post como preparar o matcha. 

Além disso, vale lembrar que ele é feito com as folhas inteiras da Camellia sinensis, ou seja, o perfil do matcha é muito amargo e intenso, portanto, não costuma agradar muito as pessoas somente pelo seu sabor. Na cerimônia japonesa, em que esse chá é servido, antes de prová-lo, os convidados recebem um doce, geralmente feito de feijão, para preparar o paladar para o chá.

Os benefícios do matcha

Se o sabor deste chá não é muito convidativo, os benefícios que proporciona para o organismo são os principais motivos pelo surgimento de uma onda de amantes do matcha, principalmente no universo fitness.

Ele é considerado um superalimento, o que significa que possui muitas propriedades capazes de proporcionar qualidade de vida, devido à prevenção de diversos problemas de saúde e, ao mesmo tempo, nutrindo o corpo.

Veja abaixo os principais benefícios do matcha para a saúde:

  • Fornece mais energia, devido à alta quantidade de cafeína
  • Acelera o metabolismo
  • Ajuda a desintoxicar
  • Ajuda a relaxar e ter mais foco nas atividades, devido a presença de L-teanina aliada com a cafeína
  • Rico em fibras, vitaminas e minerais
  • Possui vitamina C, selênio, zinco e magnésio
  • Possui diversos antioxidantes, como o EGCg, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne doenças cardiovasculares e câncer
  • Melhora o desempenho nas atividades físicas

É importante ressaltar que assim como todo e qualquer alimento, deve ser consumido sem exageros, para que não cause efeito contrário no organismo.  O ideal é consumir, no máximo, até 2 xícaras por dia, devido sua alta concentração de cafeína e evitar o consumo após às 18 horas.

Se você quiser saber mais sobre o matcha, veja nossos posts sobre como preparar o matcha e o que é a Chanoyu, cerimônia japonesa em que o chá é servido.