Leitura de vez: conheça o livro The New Tea Companion

15 maio 19
Leitura de vez:  conheça o livro The New Tea Companion

Parece que quanto mais você gosta de chá, mais tem vontade de conhecer a história da segunda bebida mais consumida no mundo. A boa notícia é que existem alguns autores dedicados a buscar e compartilhar essas informações com a gente. É o caso de Jane Pettigrew e Bruce Richardson, dois pesquisadores do chá e criadores de algumas publicações acerca do tema, como o livro The New Tea Companion.

O primeiro exemplar foi publicado originalmente em 2015, mas recentemente foi divulgada a 3ª edição, uma versão ampliada e atualizada, tornando esse livro um dos essenciais para quem quer conhecer os chás pelo mundo.

O livro é dividido entre três capítulos, mas a principal – e melhor parte- está no final. E logo você vai saber o motivo.

A abertura, denominada como “History of tea” apresenta a origem do chá nas principais regiões, como  China, Europa e América do norte. 

É uma abordagem leve e simples sobre como a bebida foi introduzia nas sociedades, tradições e sua evolução ao longo dos anos. 

O segundo capítulo é um pouco mais extenso, o “Tea Production” é dedicado exclusivamente à planta do Chá, Camellia sinensis. 

São apresentados os métodos de cultivo, cuidados com a plantação, os tipos de chás e processos de fabricação, características, composições químicas, selos e certificações globais. 

Além de outras informações importantes para o consumidor, como métodos de preparo, insumos e utensílios ideais para fazer um chá de boa qualidade.

A última parte e a mais aguardada é o “Guide to teas around the world”, um guia inédito dos tipos de chás das principais regiões produtoras do mundo. 

Divididos por países, os autores apresentam o perfil de cada chá, suas características e métodos de preparo. 

As folhas são apresentadas de diferentes maneiras: seca, molhada e por fim, o licor, permitindo compreender por completo o chá apresentado.

São diversos países catalogados. dos mais tradicionais como China, Índia e Japão, aos poucos conhecidos na produção de chá, como Nova Zelândia, Georgia, Escócia.

O Brasil aparece no livro, dentro da categoria de “Outras regiões produtoras” e aborda brevemente a história da Yamamotayama, uma família tradicional que cultiva chás desde 1970.

O que mais desperta a atenção nesse livro é a possibilidade de entender profundamente os chás clássicos de cada país, com imagens que permitem visualizar e entender o comportamento de cada infusão e as diferenças entre as regiões. Uma verdadeira viagem sensorial sem precisar sair de casa, capaz de ampliar seu conhecimento sobre o universo do chá.

Também é um guia perfeito para quem está se preparando para fazer uma viagem em alguns dos lugares citados, a fim de ter uma orientação prévia de quais ervas conhecer e experimentar.

Ou seja, um investimento que vale muito a pena para todo tea lover.

Onde encontrar o livro The New Tea Companion

Até o momento de criação deste post não foi encontrada uma versão traduzida deste livro, mas é possível adquirir na versão original, em inglês, no site da Amazon.

Quer mais dicas? Confira aqui.