O que é infusão de chá?

13 Maio 20
O que é infusão de chá?

Se você é um tea lover ou está começando a aprender mais sobre universo do chá, já deve ter ouvido falar em alguns termos usados para diferenciar ou classificar a bebida.  Por exemplo, você sabe o que é infusão de chá ou tisana? Muitas pessoas ainda não sabem ou não conhecem a diferença entre esses termos, por isso, preparamos esse post!

O que é chá

Aqui no Brasil, por exemplo, é muito comum usarmos a palavra “chá” para denominar uma bebida feita com plantas e água quente. 

No entanto, no universo técnico do chá, existem duas classificações principais: chá e infusão ou tisana.

Chá é toda bebida feita com brotos, folhas ou caules da planta Camellia sinensis, que já falamos sobre ela aqui. 

São seis tipos de chás, amarelo, branco, verde, oolong, preto e escuro. 

E além dos chás, existem os blends, que são misturas de ervas, podendo ser blends de chás com Camellia sinensis ou com outros ingredientes.

O que é infusão de chá?

Primeiramente, é importante entender que a palavra infusão pode ser usada de duas maneiras diferentes. 

A primeira, para classificar todas as plantas, flores ou frutas ou combinações delas para preparar uma bebida inficionada na água. 

Muito comum no exterior, mas pouco conhecida aqui no Brasil é a palavra Tisana, que tem o mesmo significado.

Ou seja, se não é chá (da Camellia sinensis) é uma infusão. Simples assim!

Alguns exemplos de infusão – mas que sempre chamamos de chá – erva doce, camomila, hibisco, erva mate, capim cidreira, melissa, laranja, hortelã e tantas outras.

A outra maneira de empregar a palavra infusão no universo do chá é para se referir ao método de preparo ou processo de fazer um chá, em que uma substância é colocada em contato com um líquido quente.

Em resumo: infusão é uma classificação e é também um método de preparo e está correto usá-la nas duas situações.

Regulamentação brasileira

Aqui no Brasil, o sistema de classificação é diferente para as indústrias e empresas que processam e comercializam chás. 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define que chá “é o produto constituído de uma ou mais partes de espécie(s) vegetal(is) inteira(s), fragmentada(s) ou moída(s), com ou sem fermentação, tostada(s) ou não, constantes de Regulamento Técnico de Espécies Vegetais para o Preparo de Chás. O produto pode ser adicionado de aroma e ou especiaria para conferir aroma e ou sabor”. (Fonte: RDC 277, disponível na íntegra aqui.)

Por isso, é comum encontrar embalagens descritivas como “Chá de Camomila” ou “Chá de Hortelã”, por exemplo.

Em outros países, essa classificação comercial é mais comum, com embalagens descritas como “infusão”, “tisana” ou chá, que facilita para o consumidor.

Por que é importante entender a diferença entre infusão, tisana e chá?

Entender o que é chá e infusão é essencial para quem está começando a se conhecer e estudar o universo dos chás, para compreender as diferenças de perfis em cada categoria e a qualidade de cada uma.

É importante também para o consumidor, pois geralmente as casas de chás dividem seus produtos por categorias, como chás puros, blends de chás e infusões, assim, fica mais fácil descobrir qual tipo de chá você deseja, para conhecer as opções disponíveis dentro de cada classificação.

Se quiser saber mais sobre as diferenças entre chá e infusão/tisana, assista ao nosso vídeo no Youtube aqui.