Como fazer chá no método Cold Brew?

14 mar 19
Como fazer chá no método Cold Brew?

O chá é uma bebida tão versátil que é possível usá-lo em diferentes receitas e com métodos diferentes. Para a temporada de verão, por exemplo, a versão gelada é uma aposta deliciosa para refrescar nos dias mais quentes. Mas ao invés de fazer do jeito tradicional, por que não testar o método Cold Brew?

Muito popular no universo do café, agora ele está em alta entre os amantes de chás. É uma experiência muito diferente dos métodos tradicionais, inclusive do gelado clássico.  Ou seja, vale testar em casa e experimentar a técnica simples que resulta em um chá totalmente distinto do que você está habituado.

O que é cold brew?

O cold brew é o nome dado para o processo de extração a frio. Ou seja, uma técnica que pode ser aplicada para diferentes ingredientes, inclusive com as ervas para chá.

O método consiste em deixar as folhas de chá em imersão na água por um longo período, cerca de 10 a 12 horas em um recipiente fechado.

Essa extração ocorre lentamente, fazendo com que os compostos químicos presentes nas ervas sejam liberados aos poucos, de maneira desacelerada, ao contrário da água quente. Algumas substâncias são eliminadas em menor quantidade, como as catequinas e cafeínas, que diminuem o amargor.

O resultado é uma bebida com sabor complexo, mais suave, levemente doce, com poucos taninos e assim, menos adstringente (se feito com folhas da Camellia sinensis), além de refrescante e perfeita para ser consumida nos dias de calor intenso. Outro detalhe importante é que essa versão possui menos cafeína que o chá feito no estilo tradicional.

Como fazer o cold brew em casa

Um dos pontos mais agradáveis do cold brew é o preparo, simples e fácil. É uma receita excelente para você fazer entre o intervalo de uma atividade ou antes de dormir e deixá-la pronta para o dia seguinte, já que o trabalho pesado acontece sozinho, enquanto você pode curtir a vida.

Apresentamos a seguir uma receita simples e de porção individual para você fazer em casa. Sem segredos e descomplicada.

Ingredientes

1 colher de chá de erva de sua preferência ou 2 gramas
200 ml de água mineral ou filtrada
1 garrafa ou jarra com tampa

Preparo

  1. Na garrafa ou jarra de sua preferência, adicione a erva.
  2. Em seguida, adicione água
  3. Tampe e deixe na geladeira por 10 a 12 horas.
  4. Após o período, coe e está pronta para o consumo.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de adicionar incrementos no seu chá, como limão ou mel, a dica é provar a bebida antes de adicioná-los, para sentir a experiência deste processo, já que é totalmente diferente dos outros chás. Aprecie com calma e tente sentir todas as notas, aromas e sabores, faça uma análise sensorial sem pressa.

Essa receita é ideal para servir a família inteira, inclusive crianças e pode ser uma ótima alternativa às bebidas industrializadas geladas.

Aproveite e veja outras dicas sobre chás aqui.