6 utensílios básicos de chá para ter em casa

28 jun 19
6 utensílios básicos de chá para ter em casa

Um chá bem preparado exige uma união equilibrada de utensílios, controle, cuidado e carinho. Mas entre os elementos, os acessórios contribuem em todo o processo do início ao fim, para valorizar o seu chá, preparando da maneira correta. Se você está iniciando neste universo, veja essas dicas de 6 utensílios básicos de chá – e essenciais para ter em casa.

Confira a nossa lista abaixo!

1 Termômetro ou chaleira com termostato

chaleira com termostato

Dizem que a água é a mãe do chá. É ela quem vai proporcionar o espetáculo o chá, ressaltando a personalidade de cada erva.

Por isso, ela sempre precisa estar na temperatura ideal, para deixar o chá brilhar.

Ou seja, é fundamental ter o controle da temperatura da água, que pode ser feito de duas maneiras. 

A primeira é adquirir uma chaleira elétrica com termostato, que já oferece seleção e controle de temperatura, facilitando o processo de aquecimento. 

Outra possibilidade com melhor custo-benefício é adquirir um termômetro culinário, basta adicioná-lo na água para aferir a medição.

2 Colher medidora ou balança digital

colher-medidora-de-cha

O preparo do chá possui uma medida padrão universal: 1 colher de chá de erva para 200 ml de água, que é equivalente a 2 a 3 gramas.

Para facilitar, existe uma colher específica com a medida exata, conhecida como colher medidora de chá, que é facilmente encontrada em lojas especializadas de chá.

Já para quem gosta de mais precisão, a balança digital alta é uma excelente opção.

3 Infusor

infusor de cha

O infusor desempenha um papel muito importante no preparo do chá: é ele quem acondiciona as ervas durante a infusão e separa as folhas do licor.

Além de oferecer praticidade no dia a dia, ele é um item que pode ser colecionável, pois existem diversos modelos diferentes como já mostramos neste post.

Você pode optar por infusor individual, ou seja, para o preparo de uma xícara ou maiores, ou se preferir, escolher bules que já possuem o infusor acoplado, sendo 2 utensílios em 1.

Outra possibilidade é usar uma peneira comum, que funciona perfeitamente para coar o chá.

4 Timer

Ultrapassar o tempo de infusão é um dos erros fatais para a maioria dos chás.

Cada variedade tem um tempo ideal para as folhas ficarem em contato com a água, suficiente para liberarem seus compostos.

Ultrapassá-lo vai tornar o chá com um perfil mais amargo e distante do seu perfil tradicional.

Por isso, um timer facilita e evita que você esqueça!

Pode usar o do seu smartphone, relógio ou adquirir um digital, exclusivo para o chá!

5 Bule

bule de chá

O bule de chá é um item clássico na história da humanidade.

E até hoje é muito útil para o preparo da bebida, pois acondiciona a erva durante a infusão e torna o serviço de chá muito mais bonito e especial, seja no preparo individual ou para mais pessoas.

Existem diversos tamanhos de bules, dos menores aos maiores, que ultrapassam a capacidade de 1 litro.

O único cuidado deve ser na escolha do material, pois os mais porosos, como de argila, devem ser usados exclusivamente para um tipo de chá, pois absorvem os aromas em suas paredes.

Os mais tradicionais são de cerâmica, porcelana ou vidro.

6 Xícara 

xícara de chá

É quase impossível para um tea lover resistir a uma xícara de chá.

Das clássicas às mais modernas e raras, elas são itens de coleção e um espetáculo para os olhos.

Mas acredite, esse acessório vai além da estética.

A xícara deve ter a anatomia ideal para que os aromas possam se dissipar corretamente. Precisa ter também o formato ideal para que o chá preencha a boca por completo, ser feita em um material que não libere compostos nem absorva aromas. E para os mais técnicos, deve ter uma cor neutra que facilite a análise do licor.

Ufa, quanta coisa para um item tão comum em nosso dia a dia, não é mesmo?

Por isso, uma xícara de 200 ml na cor branca de boca larga é a coringa para conseguir analisar e consumir o chá corretamente.

Agora, se você só quer mesmo uma xícara bacana para tornar o seu tea time especial, a regra é optar por materiais como porcelana, cerâmica ou vidro.

Se você gosta e quer conhecer mais sobre os utensílios de chá, veja esse post especial sobre os tipos de infusores ou confira todas as dicas aqui.