3 métodos de preparo de chá para iniciantes

05 mar 19
3 métodos de preparo de chá para iniciantes

Nem todo chá é igual, não é mesmo? Um chá verde por, exemplo, pode ser diferente em cada marca, pois depende da região de origem, o terroir da plantação e até mesmo a qualidade das folhas interferem no resultado. Assim como um método de preparo, que pode facilitar no dia a dia, principalmente para quem ainda não conhece muito sore chá. Por isso, selecionamos 3 métodos de preparo para iniciantes que ajudam a preparar a bebida da maneira correta e com facilidade.

Como começar a preparar chá

O primeiro passo para o caminho do chá é: tenha tempo. Isso mesmo. Comece se dedicando ao chá, reserve ao menos 20 minutos do seu dia para ele. Se for preciso, reserve um horário na agenda para criar o hábito (é assim mesmo!). Estamos tão imersos na nossa rotina, quem muitas vezes fazemos tudo no automático, o que para o chá, não é bom. E já vamos explicar o motivo.

Para começar a tomar chá, você precisa escolher ervas de qualidade. Prefira as folhas soltas, porque elas liberam muito mais aroma, sabor, óleos essenciais e são mais nutritivas. Evite ao máximo os chás de saquinho, já falamos sobre isso aqui.

Existem diversas marcas disponíveis no mercado, desde os chás tradicionais, como branco, amarelo, verde, oolong, preto e escuro, que são feitos a partir da Camellia sinensis. Além disso, existem as infusões tradicionais, como camomila, erva, doce, hibisco e uma infinidade de opções e os blends, que são misturas de ingredientes que podem conter chá, flores, frutas, ervas e raízes e de maneira geral, costumam agradar a todos os gostos.

O ideal é que você experimente ao menos uma vez na vida um dos 6 tipos de chás, provenientes da Camellia sinensis. Eles são conhecidos no mundo inteiro e possuem perfis muito diferentes entre si. Mas se você ainda não é habituado com a bebida, comece com um blend de sua preferência, que encontra facilmente em lojas de chá (físicas ou online) ou em nosso Clube de Assinaturas de Chá.

Lembra que falamos sobre se dedicar exclusivamente ao chá? Isso é importante para você conseguir fazer sua análise sensorial e claro, se envolver no ritual de preparo. Veja algumas orientações básicas para começar a desenvolver o hábito do chá:

  • Abra a embalagem do chá e sinta o aroma.
  • Tente identificar os aromas. Eles lembram algo? Uma fruta, uma flor, uma erva?
  • Se desafie, se não conseguiu de primeira, tente mais vezes.
  • Prepare o chá de acordo com as orientações da embalagem, respeitando a temperatura da água e o tempo de infusão.
  • Não faça outra coisa enquanto prepare o chá. Isso evita que você coloque a água na temperatura errada ou esqueça o chá na infusão. Tente usar um timer ou cronômetro do celular.
  • Lembre-se: tampe o chá durante o tempo de infusão.
  • Enquanto prepara, vá sentindo e tentando identificar os aromas.
  • Com o chá pronto, dê ao menos 3 goles iniciais e sinta a diferença em cada um. O que notou?
  • Ao fim, conseguiu perceber o aroma da erva seca ao chá pronto? Quais aromas se sobressaíram em cada etapa?

Fazendo esse exercício sempre no preparo, você irá aprimorar seu paladar e conquistar aos poucos o hábito de tomar chá de qualidade, vivendo experiências surpreendentes, assim como é possível com o vinho e com a cerveja também.

Conheça os 3 métodos de preparo para iniciantes

Para quem vai começar a preparar seu chá em casa, o ideal é optar por utensílios e técnicas mais simples e que ao mesmo tempo, são completas. Por isso, selecionamos 3 métodos de preparo para iniciantes e que você pode investir sem erros.

A medida padrão para o consumo individual é de 1 colher de chá (2 a 3 gramas) para 200 ml de água. Considere ela para todos os métodos e caso precise servir para mais pessoas, é só usar a mesma proporção.

Infusor

Esse é o método mais tradicional e usado no mundo inteiro. O infusor funciona como uma barreira, que separa o sólido do líquido. Existem vários modelos de infusores, o ideal é ter o em formato de cesta com cabo, mas de maneira geral, o infusor precisa ser grande o suficiente para a erva se expandir ao entrar em contato com a água.

Evite os infusores decorativos, que são muito pequenos e prejudicam a experiência do chá.

Infusor de chá

Alguns tipos de infusores

Como preparar:

  • Adicione a erva dentro do infusor e coloque-o dentro de uma xícara ou bule
  • Em seguida, adicione a água quente e aguarde o tempo de infusão (indicado na embalagem do chá)
  • Retire após o tempo de infusão indicado

Outra opção é usar uma peneira. A diferença é que ao invés de colocar a erva no infusor, você coloca diretamente na xícara ou bule e depois coa com a peneira.

French Press

A Prensa Francesa ou French Press é um utensílio muito conhecido entre os amantes de café e a boa notícia é que ela funciona muito bem com o chá. Feita em vidro e metal, ela possui um êmbolo que filtra a bebida. É prática, fácil de encontrar e tem em versões de capacidades menores até 1 litro. Basta escolher a que mais se adequa ao seu perfil. O importante é sempre usá-la exclusivamente para o chá, para evitar misturar aromas de outras bebidas, como o café.

French press para chá

Como preparar:

  • Coloque a erva dentro da prensa
  • Em seguida adicione a água quente (verifique a temperatura indicada na embalagem do chá)
  • Aguarde o tempo de infusão indicado
  • Pressione o êmbolo 2 vezes para agitar as folhas
  • Sirva o chá em uma xícara ou bule

Atenção: nunca deixe o chá em contato com a água descansando na prensa. Sempre transfira todo o líquido para um recipiente após o tempo de infusão, caso contrário, seu chá ficará amargo e perderá as propriedades ideais.

Tea Maker

Uma das mais queridinhas e fáceis de utilizar, a tea maker é própria para o uso no preparo de chás e muito prática. Ela é feita em plástico livre de BPA, possui um infusor interno em de aço inoxidável e uma trava na parte inferior.

tea maker para chá

Como preparar:

  • Adicione a erva dentro do compartimento e a água
  • Tampe
  • Aguarde o tempo de infusão
  • Coloque a Tea Maker sobre o recipiente do seu desejo: pode ser xícara, bule, copo ou garrafa
  • Pressione para baixo e o líquido será despejado

Simples, não é mesmo?

Cuidados importantes

Existem alguns cuidados importantes e que servem para todos os métodos e tipos de chás, como sempre verificar a temperatura ideal da água para o chá que irá preparar, para não correr o risco de queimar as folhas ou não extrair seus óleos essenciais.

Outro detalhe é respeitar o tempo de infusão. Cada tipo de chá necessita de um período em contato com a água, para extrair suas propriedades. Ao ultrapassar o limite indicado, seu chá poderá ficar amargo e sem aromas.

Todas essas informações estão disponíveis na embalagem do chá, caso você não encontre, entre em contato com a marca e peça orientação.

Onde encontrar

Todos os utensílios indicados para os métodos tradicionais podem ser encontrados em lojas especializadas de chás. O ideal é pesquisar os modelos e marcas que mais agradam e combinam com seu estilo.

Essas foram as dicas ideais para quem está começando e quer aprender mais sobre preparar chás deliciosos e sem segredos!

Gostou? Aproveite e veja mais dicas do nosso blog.