3 livros essenciais sobre chá para iniciantes

25 mar 19
3 livros essenciais sobre chá para iniciantes

Se você já tentou pesquisar por livros nacionais sobre chá, provavelmente encontrou poucas opções, não é mesmo? Isso acontece porque a cultura do chá é relativamente nova no Brasil e isso torna o acesso às informações e materiais um pouco mais difícil. E como a gente sabe que quem descobre o chá, quer também aprender cada vez mais sobre ele, pedimos algumas dicas para a nossa sommelier de chás, Helena Leigue (que também é uma caçadora de livros). Juntos, selecionamos 3 livros essenciais sobre chá para iniciantes, que ajudam a entendersobre a história, variedades e tipos, segredos, métodos, utensílios — ou seja, o essencial mesmo! E o melhor, tudo em português e disponíveis em livrarias on-line.

Essa seleção é indicada para quem está começando a conhecer o chá ou é curioso e quer desvendar esse caminho tão amplo e surpreendente (sim, nós somos apaixonados mesmo!).

São leituras leves, agradáveis e podem ser feitas em qualquer lugar, inclusive em um momento relaxante acompanhado de uma xícara de chá. Confira a seguir:

Chá: rituais e benefícios

 Christine Dattner, editora Senac São Paulo

livro chá rituais e benefícios ina gracindo

Esse livro apresenta, de maneira leve e objetiva, a história e cultura do chá nos 4 cantos do mundo, revelando hábitos e curiosidades, como o surgimento do chá das 5 na Inglaterra, a origem do chá gelado e como o chá foi introduzido em muitas regiões em que até então o desconheciam.

Além disso, “Chá: rituais e benefícios”possui uma curadoria de imagens que proporciona uma experiência visual extasiante, com a curadoria de imagens produzidas pela fotógrafa Sophie Boussahba.

Viagem ao mundo do chá

Ina Gracindo, editora Casa da Palavra

livro viagem ao mundo do chá

Você sabia que durante muito tempo o chá foi uma bebida rara, disputada em leilões? Ou que os monges budistas consomem a bebia há milhares de anos para aumentar a concentração, devido a quantidade de cafeína presente nos chás?

Essas e outras histórias surpreendentes fazem deste livro um prato cheio para os curiosos de plantão.

Uma leitura que revela como a bebida foi motivo de conflitos e transformações culturais.

Neste livro, a autora apresenta a origem do chá e revela elementos poucos conhecidos, como a mitologia, a ligação do chá com a cultura oriental e sua chegada em diferentes países.

E para finalizar, ela compartilha algumas receitas tradicionais para o chá das 5, que você pode testar em casa.

O livro do chá

Linda Gaylard, editora Publifolha

o livro do chá

Um guia completo para você entender quais são as variedades de chás disponíveis, como identificar os sabores, o preparo de acordo com cada tipo de chá, a diferença entre chá e infusão, regiões produtoras e receitas diversas, de infusões a sobremesas.

É um livro muito visual e explicativo, com leitura objetiva e funciona mesmo como um guia: você pode consultá-lo a qualquer momento para tirar dúvidas ou acessar o glossário, que explica os termos característicos ao universo do chá. Ou seja, ideal para ter na sua biblioteca particular.

Para ver outras dicas de chá, confira mais posts aqui.