KA’A Nativa na curadoria de setembro do Clube

01 set 19
KA’A Nativa na curadoria de setembro do Clube

Você já ouviu falar na KA’A Nativa? O nome é pouco conhecido, mas a sua história remonta há mais de 9 mil anos, como mostram os registros e artefatos arqueológicos.

Para oferecer uma viagem composta por muitas histórias, aroma e sabores, apresentamos duas infusões elaboradas com esse ingrediente especial.

A marca parceira do Clube de Assinatura de setembro  é a KA’A Infusões de Origem, com sede em União da Vitória (PR). 

Criada pelo mixologista e mestre em KA’A Rogério Rabbit e pela nutricionista Elizabete Capeleti em 2016, a empresa dá vida  a um trabalho que envolve cultura, tradição e infusões especiais, através do projeto TAPIXI. 

O objetivo é apresentar às pessoas a profunda conexão e o ritual do povo guarani com a KA’A Nativa, muito apreciada por índios brasileiros e que, infelizmente, é desconhecida por muitas pessoas.

“O projeto TAPIXI é justamente para dar valor a isso, trazer essa ancestralidade e apresentar a história a todos”, explicou Rogério.

De acordo com o sócio-fundador, da concepção da primeira ideia até a criação de cada blend houve participação das aldeias Guarani, para que tudo fosse criado de acordo com os preceitos deste povo, a fim de respeitar sua cultura, tradição e simbolismo.

O que é a KA’A Nativa ?

A KA’A é uma árvore nativa da mata atlântica da América do Sul, que pode atingir até 15 metros de altura. É catalogada como Ilex paraguariensis, mas foi chamada inicialmente pelos índios Guarani como KA’A – a folha sagrada.

Antes da chegada dos espanhóis à América, ela já era consumida pelos índios, que costumavam armazenar as folhas em cestos de taquara, confeccionados dentro da comunidade.

Hábito que incomodou os colonizadores, principalmente os jesuítas, que chegaram a proibir o uso da planta. 

O que não durou muito tempo: após provarem uma infusão feita com as folhas da árvore, passaram a comercializá-la na região onde hoje está fica a Argentina, Paraguai, Uruguai e Rio Grande do Sul, tornando uma importante moeda comercial na época.

Atualmente, as folhas são utilizadas para a criação de diversos produtos para a indústria de bebidas e alimentícia, enquanto o consumo puro e simples ainda é pouco explorado.

Benefícios da KA’A Nativa

Ela é rica em polifenóis, que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo, possui alcalóides, que fornecem energia, aminoácidos e nutrientes.

É uma combinação para revigorar, energizar e proporcionar bem-estar, podendo ser consumida durante o dia.

Conheça os blends da curadoria de setembro

KA’Amellia

Uma infusão feita com folhas de KA’A Nativa perfumadas com folhas de Camellia sinesis. É um blend herbal, leve e refrescante.

É ideal para ser consumido durante o dia, devido suas propriedades estimulante e termogênica, que estimulam a concentração e atenção para a realização de atividades.

Ao analisar a erva seca, é possível sentir o aroma herbal, verde e um leve toque de cacau. Enquanto o licor apresenta um sabor verbal, verde, leve e com o cacau ainda presente, mas sem ser protagonista.

A Camellia sinensis utilizada para aromatizar naturalmente o blend é cultivada e produzida no sítio Shimada, conhecido como Obaatian – O chá da vovó, uma das famílias que resgatou a produção na Capital do Chá do Brasil, em Registro (SP). 

Reconhecido pela sua excelente qualidade, o chá é a acrescentado em pequenas quantidades no blend, com o objetivo único de perfumar as folhas de KA’A Nativa, por isso, seu sabor é muito sutil.

KA’A Nativa

Essa infusão proporciona uma experiência única focada em descobrir o verdadeiro sabor da KA’A.

A erva seca possui um aroma verbal e verde, quanto a erva molhada, após a infusão, apresenta notas de herbal, tostada e lembra o frescor de folha de planta amassada.

E o sabor? É doce, herbal e remete a vegetal cru, que exige do consumidor uma dedicação para apreciar cada etapa da análise sensorial, a fim de descobrir a profundidade e a beleza desta infusão.

Ainda não é assinante? Faça parte do Clube de Assinatura de Chá e desfrute de uma experiência envolta em sabor e história!